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A utilização de aplicações móveis em festivais de música

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, José Luís Tavares Pires Dias dos
dc.contributor.authorFonseca, Daniel Filipe Martins
dc.date.accessioned2019-03-29T11:39:30Z
dc.date.available2019-03-29T11:39:30Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.descriptionVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractO setor dos eventos está em constante evolução e crescimento. Os festivais de música têm-se destacado como grandes eventos e são vistos, cada vez mais, como atrativos turísticos. Em Portugal, o número de festivais de música tem registado consecutivamente um aumento, bem como do número de participantes que deles fazem parte. É, portanto, fundamental conseguir proporcionar a melhor experiência possível aos participantes desses mesmos festivais. A constante evolução das tecnologias móveis tem ajudado muito à grande evolução do marketing, estando o marketing digital atualmente a tirar o maior partido possível dessa constante evolução, chegando mesmo a adaptar-se aos novos ecossistemas que são criados para que deles possa retirar o seu melhor proveito. As aplicações móveis, desde o surgimento dos smartphones, são uma das ferramentas usadas na estratégia de marketing digital das empresas, e estão a ser usadas pelos festivais de música como uma ferramenta que possibilita completar a experiência do festival. O objetivo deste trabalho é analisar a frequência de utilização das aplicações móveis dos festivais de música, perceber se as aplicações são utilizadas e valorizadas, quais os fatores que levam à adoção deste tipo de tecnologia usando o modelo UTAUT - Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia, e saber quais as funcionalidades que os participantes mais valorizam nas aplicações móveis dos festivais de música. Os resultados revelam que a taxa utilização é inferior a metade dos participantes, e que o principal motivo apontado para a não utilização é o desconhecimento da existência da aplicação. Foram também testadas as correlações dos constructos analisados do modelo UTAUT, verificando-se correlações entre os constructos mesmo com a mediação dos moderadores idade e género. A partir dos resultados do estudo, foi definido o grau de importância das principais características a ter em consideração na criação de uma aplicação móvel para os festivais de música.pt_PT
dc.description.abstractEvents are constantly evolving and growing. Music festivals have stood out as major events and are seen as tourist attractions. In Portugal, the number of music festivals have been increasing more and more, as well as the number of participants. It is therefore essential to be able to provide the best possible experience to the participants in these festivals. The constant evolution of mobile technologies has helped the fast evolution of marketing, and digital marketing is currently making the most of this constant evolution, even adapting to the new ecosystems that are created in order to achieve their best profit. Since the emergence of smartphones, Mobile applications are one of the tools used in the digital marketing strategy of companies, and are being used by music festivals as a tool to complement the festival experience. The purpose of this study is to analyze the frequency of use of mobile applications of music festivals, to understand if the applications are used and enriched and which factors lead to the selection of this type of technology using the UTAUT Unified Theory of Acceptance and Use of Technology, and to find out which features the participants value the most in the mobile applications of music festivals. The results show that participant´s utilization rate is less than half and, the main reason for the non-use is the lack of knowledge of the application. Correlations of the constructs analyzed from the UTAUT model were also tested, correlations being verified between the constructs even with the mediation of the moderator’s age and gender. From the results of the study, the degree of importance of the main characteristics to be taken into account in the creation of a mobile application for the music festivals were defined.pt_PT
dc.identifier.tid202207650pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13228
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectFestivais de músicapt_PT
dc.subjectMobile marketingpt_PT
dc.subjectTecnologias móveispt_PT
dc.subjectAplicações móveispt_PT
dc.subjectMobile marketingpt_PT
dc.subjectMobile applicationspt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.subjectMusic festivalspt_PT
dc.subjectMobile technologiespt_PT
dc.titleA utilização de aplicações móveis em festivais de músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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