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Da relevância dos valores organizacionais: uma análise de algumas PME portuguesas

dc.contributor.authorMoreira, Carlota
dc.date.accessioned2018-03-23T09:56:55Z
dc.date.available2018-03-23T09:56:55Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractVivemos atualmente numa sociedade globalizada, dominada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Este facto tem tido impactos, muitas vezes negativos, nas organizações, devido à enorme velocidade de circulação de informação não filtrada e, por isso, frequentemente especulativa e sem fundamentação factual. É, por este motivo, importante que as empresas comuniquem de forma consistente a sua cultura, criando vínculos com os diversos segmentos de clientes e assegurando, desta forma, a sua diferenciação e sobrevivência no presente contexto de elevada saturação dos mercados. Urge, assim, que realizem um processo de autoanálise para identificarem e destacarem os seus valores, elemento central da sua cultura organizacional. Estes valores servem de linha orientadora das ações organizacionais e relevam sobremaneira por permitirem um alinhamento da cultura dos colaboradores com a da organização, impulsionando a sua motivação para o trabalho, e logo potenciando ao máximo o desempenho da organização. No panorama mundial, tem-se constatado uma aposta crescente das organizações na comunicação institucional estratégica e um progressivo afastamento do anterior paradigma que privilegiava a comunicação de marketing. Em Portugal, no entanto, e referindo-nos mais concretamente às Pequenas e Médias Empresas, reconhece-se que há ainda um grande trabalho a fazer na área da Comunicação Empresarial, já que uma grande percentagem destas empresas não tem página institucional online e, das que a têm, poucas são as que aí colocam, de forma explícita, os seus valores organizacionais. Verifica-se, portanto, que existe um contraste marcante em relação à realidade internacional, onde já se começa a considerar o valor de que se reveste a aposta em boa Comunicação Organizacional.pt_PT
dc.description.abstractWe are presently living in a globalized society ruled by Technologies of Information and Communication (TIC). This fact has had impacts, often negative, on the organizations, due to the enormous velocity non filtered (and frequently speculative and lacking factual confirmation) information circulates. This is the reason why it is important that companies communicate their culture in a consistent manner, guarantying their differentiation and survival in the current context of such saturated markets. It is then urgent that they go through a process of self-analysis, in order to identify and highlight their values, central elements of the organizational culture. These values operate as a guideline to corporate actions and are most relevant for allowing the alignment of the workers’ culture with that of the organization, resulting in an increased motivation for work, and therefore potentiating the performance of the organization to the maximum level. In the current worldwide scenario, we have been witnessing the growing bet on strategic corporate communication by organizations and the progressive parting with the previously reigning paradigm that privileged marketing communication instead. In Portugal, however, and more accurately in Small and Medium Enterprises (PMEs), there is still a lot of work to be done in the area of Corporate Communication. In fact, a high rate of PMEs does not have an online website, and of those which do have one, only a small number uses it to expose corporate values. Thus, there is an incisive contrast in comparison to the international reality, where the value of Corporate Communication has already been recognized.pt_PT
dc.description.sponsorshipTrabalho realizado no âmbito da Bolsa de Integração na Investigação e Desenvolvimento IPP/Santander-Totta, 2014pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34630/polissema.v0i14.3039pt_PT
dc.identifier.issn1645-1937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11221
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriapt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.subjectComunicação Interculturalpt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectOrganizationspt_PT
dc.subjectIntercultural communicationpt_PT
dc.subjectSmall and medium enterprisespt_PT
dc.subjectCorporate culturept_PT
dc.subjectCorporate communicationpt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.titleDa relevância dos valores organizacionais: uma análise de algumas PME portuguesaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titlePOLISSEMApt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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