Repository logo
 
Publication

O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorFernandes, Inês Sofia
dc.contributor.authorDuarte, Rita Cassilda Alonso
dc.date.accessioned2022-07-28T17:32:14Z
dc.date.available2022-07-28T17:32:14Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.description.abstractO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski.pt_PT
dc.description.abstractThis Supervised Teaching Practice Report presents all the activities developed at Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga during the academic year 2021/2022, in the context of the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. The report is divided in tree chapters. Firstly, is presented a characterization of the institution where the internship took place, providing its historical and organizational contextualization, according to its structuring documents. In the second chapter, is presented the entire educational practice process, contemplating its organization, observations, and lesson plans during the academic year. The third chapter presents the Intervention Project, which seeks to answer the need of providing high school singing students with resources to develop their interpretation capacities, by unifying a global knowledge of the character that they are performing, with their personal experiences and corporal awareness. With this purpose in mind, we are going to use a practical approach of some notions of the Stanislavski method.pt_PT
dc.identifier.tid203044479pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20737
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCanto líricopt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectContextualização de personagempt_PT
dc.subjectStanislávskipt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectLyric singingpt_PT
dc.subjectInterpretationpt_PT
dc.subjectBackground informationpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleO método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rita_Duarte_MEM_2022.pdf
Size:
12.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: