Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundárioPublication . Duarte, Rita Cassilda Alonso; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fernandes, Inês SofiaO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski.
- Incentivos fiscais ao investimentoPublication . Almeida, Carolina Teixeira de; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO presente trabalho, apresentado ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e cuja temática são os “Incentivos Fiscais ao Investimento”, tem por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Auditoria. Os incentivos fiscais ao investimento, tal como os outros benefícios fiscais, visam a redução da carga fiscal mas contemplam uma particularidade: estimulam o desenvolvimento de determinado comportamento/atividade. Por meio de um estágio curricular, com duração de 600 horas, numa sociedade de Revisores Oficiais de Contas, pretende-se averiguar a presença destes incentivos em diversas empresas e, de entre outros aspetos, verificar o montante de imposto que deixou de ser pago em sua virtude. Assim, este trabalho contempla três capítulos. No primeiro capítulo, será feita uma abordagem teórica dos incentivos fiscais ao investimento, bem como uma abordagem à sua relação com a auditoria. No segundo capítulo, serão apresentadas as metodologias utilizadas para a concretização do trabalho. Por fim, no terceiro e último capítulo será apresentado o caso prático, começando com uma breve apresentação da entidade acolhedora e das atividades desenvolvidas, bem como a abordagem ao tema central deste trabalho em contexto prático: incentivos fiscais ao investimento.
- A importância do movimento na aprendizagem do instrumentoPublication . Morais, Sandra Catarina Neves; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Rodrigues, MiguelUm aspeto importante da música, tanto na sua perceção como na sua produção é a capacidade de gerar interações auditivo-motoras no cérebro de quem executa e, também, de quem ouve. A prática musical envolve o desenvolvimento e a manutenção de aspetos técnicos, aprendizagem de novas músicas, memorização, interpretação e preparação para performances.
- O trabalho por turnos e o work-life balance: a conciliação é (im)possível? Um estudo exploratório no setor do retalho alimentarPublication . Santos, Beatriz Conceição Fernandes dos; Silva, Ana Isabel Couto da; Martins, Dora Cristina MoreiraO trabalho por turnos tem vindo a evidenciar-se como uma solução para proporcionar uma oferta alargada de bens e serviços. Esta modalidade de trabalho tem sido potenciada ao longo dos anos, assumindo-se, portanto, como uma estratégia eficaz na disponibilização de bens e serviços ao consumidor durante mais horas e mais dias. Esta investigação foi realizada com o intuito de compreender as implicações do trabalho por turnos na conciliação entre trabalho, vida pessoal, familiar e conjugal dos trabalhadores. Adicionalmente, procurou-se identificar a perceção dos trabalhadores que estão abrangidos por turnos, compreender as motivações que levam os trabalhadores a optar por esta modalidade de trabalho, registar os impactos gerados na conciliação do trabalho com a vida fora deste e, também, identificar as estratégias utilizadas pelos trabalhadores para potenciar a conciliação, nomeadamente entre o trabalho e a vida pessoal. A metodologia adotada para atingir os objetivos delineados para esta investigação foi a abordagem qualitativa. Deste modo, entrevistaram-se 15 trabalhadores por turnos pertencentes a três empresas multinacionais do setor do retalho alimentar, que exercem a sua função atual há, pelo menos, 2 anos, neste regime de trabalho. Os resultados apontam para elevadas dificuldades na conciliação do trabalho com a vida pessoal, dado o desfasamento horário existente na realização do trabalho. Identificaram-se impactos na saúde física e mental, vida conjugal, gestão do dia-a-dia e conflito de papéis dos trabalhadores por turnos. Adicionalmente, apresentam-se potenciais boas práticas sugeridas pelos trabalhadores participantes para atenuar os impactos identificados e potenciar a motivação para a escolha deste regime de trabalho. Os resultados evidenciam, ainda, a importância de revisão das condições laborais existentes no setor do retalho alimentar ao nível da remuneração, carga horária, benefícios sociais e, nomeadamente, no encerramento dos estabelecimentos comerciais de forma permanente ao domingo. Na parte final desta dissertação são elencadas as principais limitações do estudo, assim como sugestões de investigação futura.