Publication
O ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadas
dc.contributor.author | VEIGA, SOFIA | |
dc.contributor.author | Lopes, Helena | |
dc.contributor.author | Castanheira Pais, Sofia | |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T12:33:13Z | |
dc.date.available | 2024-10-31T12:33:13Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O Ensino Superior (ES) vivenciou nas últimas décadas mudanças profundas e marcantes. Assistiu-se a um incremento da procura deste nível de ensino e, consequentemente, à sua massificação e democratização, assim como a um movimento de diversificação e aumento da oferta formativa (e.g., Almeida et al., 2012; Cerdeira & Cabrito, 2018). Os públicos-alvo que passaram a frequentar o ES, agora mais diversos e alargados, começaram a evidenciar uma atitude mais proativa e dinâmica, fruto do desenvolvimento de uma nova sociedade (do conhecimento, laboral. …), cada vez mais informada, exigente, complexa e globalizada (Zabalza, 2002). Esta nova realidade impôs a abertura deste nível de ensino (Pascueiro, 2009) e a emergência de novas políticas que visavam a diminuição das barreiras de acesso ao mesmo. O ES deixou, então, de ser um local de exclusiva prática de um ensino de elites, abandonando progressivamente o seu lugar “privilegiado e fechado” (Zabalza, 2002, p. 21), “expresso na forma de ensino magistral, com reduzidas preocupações pedagógicas” (Machado dos Santos, 2000, p. 69). Gradualmente, passou a assumir um lugar central na dinâmica da sociedade, transformando-se em “mais um recurso de desenvolvimento social e económico dos países” (Zabalza, 2002, p. 25). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.26537/recipp-26309 | |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-74-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26309 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.relation | Centre for Research and Innovation in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | |
dc.subject | Continuidades | |
dc.subject | Mudanças | |
dc.subject | Futuro | |
dc.subject | Professores | |
dc.subject | Estudantes | |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | |
dc.title | O ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadas | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Research and Innovation in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F05198%2F2020/PT | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Sofia Pacheco Veiga | |
person.givenName | Helena | |
person.identifier.ciencia-id | 0214-3735-461C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9674-3295 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc | |
relation.isProjectOfPublication | c27c2a3b-b003-4c84-bdb5-0ffe0130b040 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | c27c2a3b-b003-4c84-bdb5-0ffe0130b040 |