Repository logo
 
Publication

O ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadas

dc.contributor.authorVEIGA, SOFIA
dc.contributor.authorLopes, Helena
dc.contributor.authorCastanheira Pais, Sofia
dc.date.accessioned2024-10-31T12:33:13Z
dc.date.available2024-10-31T12:33:13Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO Ensino Superior (ES) vivenciou nas últimas décadas mudanças profundas e marcantes. Assistiu-se a um incremento da procura deste nível de ensino e, consequentemente, à sua massificação e democratização, assim como a um movimento de diversificação e aumento da oferta formativa (e.g., Almeida et al., 2012; Cerdeira & Cabrito, 2018). Os públicos-alvo que passaram a frequentar o ES, agora mais diversos e alargados, começaram a evidenciar uma atitude mais proativa e dinâmica, fruto do desenvolvimento de uma nova sociedade (do conhecimento, laboral. …), cada vez mais informada, exigente, complexa e globalizada (Zabalza, 2002). Esta nova realidade impôs a abertura deste nível de ensino (Pascueiro, 2009) e a emergência de novas políticas que visavam a diminuição das barreiras de acesso ao mesmo. O ES deixou, então, de ser um local de exclusiva prática de um ensino de elites, abandonando progressivamente o seu lugar “privilegiado e fechado” (Zabalza, 2002, p. 21), “expresso na forma de ensino magistral, com reduzidas preocupações pedagógicas” (Machado dos Santos, 2000, p. 69). Gradualmente, passou a assumir um lugar central na dinâmica da sociedade, transformando-se em “mais um recurso de desenvolvimento social e económico dos países” (Zabalza, 2002, p. 25).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.26537/recipp-26309
dc.identifier.isbn978-972-8969-74-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26309
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.relationCentre for Research and Innovation in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superior
dc.subjectContinuidades
dc.subjectMudanças
dc.subjectFuturo
dc.subjectProfessores
dc.subjectEstudantes
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagem
dc.titleO ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadaspt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research and Innovation in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F05198%2F2020/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSofia Pacheco Veiga
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-id0214-3735-461C
person.identifier.orcid0000-0001-9674-3295
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc
relation.isProjectOfPublicationc27c2a3b-b003-4c84-bdb5-0ffe0130b040
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryc27c2a3b-b003-4c84-bdb5-0ffe0130b040

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
L_Sofia Veiga_2024_1.pdf
Size:
935.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: