Publication
Compreender o Presente para Projetar o Futuro
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Dárida Maria | |
dc.contributor.advisor | Castro, Geraldo | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Pedro | |
dc.contributor.author | André, Telma Cabral | |
dc.date.accessioned | 2020-02-26T15:09:27Z | |
dc.date.available | 2020-02-26T15:09:27Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | O Relatório de Estágio que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo no Ensino Básico. O presente documento, para além de possibilitar a habilitação para a docência nas áreas curriculares dos ciclos supracitados, apresenta pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática bem como a prática reflexiva implementada no contexto. A PES rege-se pelos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, uma vez que a práxis assenta nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, tendo sido adotada uma postura questionadora e reflexiva durante todo o percurso, com o propósito da mestranda conhecer e compreender os fenómenos inerentes ao contexto educativo e deste modo conseguir ajustar e melhorar as suas práticas. Importa referir, que todas as vivências decorrentes do processo de interação entre a mestranda, os professores supervisores, os professores cooperantes e o par pedagógico proporcionaram um franco crescimento na dimensão pessoal e profissional. No que respeita à Dimensão Investigativa, esta, foi realizada com base no Projeto Europeu Ukids. Assumiu-se como foco da investigação, o desafio “Trash Value” (Valor do lixo), pertencente ao projeto supracitado, o qual pretende que as crianças criem algo novo e com utilidade a partir de materiais sem valor aparente, neste caso a partir de caixas de ovos. Considera-se que nos dias de hoje a temática da sustentabilidade ambiental é um tema incontornável na formação de uma criança, pelo que deve ser trabalhada de forma articulada, integrando as diferentes áreas do saber. IV É indiscutível que a ação do professor, é, e continuará a ser condicionada pelas necessidades, interesses, motivações e ações das crianças, sendo estas o centro da aprendizagem e os agentes ativos da mudança. Deste modo a mestranda acredita no ensino e na aprendizagem por projetos, pautados pela articulação de saberes, numa perspetiva de Compreender o Presente para Projetar o Futuro. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document, besides enabling the qualification for teaching in the curricular areas of the above cycles, presents theoretical and legal assumptions that support the practice as well as the reflexive practice implemented in the context. The supervised teaching practice is governed by the basic principles of the action-research methodology, since the praxis is based on the observation, planning, action and reflection cycles, having been adopted an inquisitive and reflective posture throughout the course, with the purpose of the master's student. know and understand the phenomena inherent in the educational context and thus be able to adjust and improve their practices. It should be noted that all experiences resulting from the interaction process between the master student, the supervising teachers, the cooperating teachers and the pedagogical pair provided a frank growth both personal and professional. As regards the Investigative Dimension, it was based on the European Project – Ukids. The focus of the research was the “Trash Value” challenge, which belongs to the project mentioned above, which aims for children to create something new and useful from materials without apparent value, in this case from Egg cartons. It is considered that nowadays the theme of environmental sustainability is an unavoidable theme in the formation of a child, so it must be worked in an articulated way, integrating the different areas of knowledge. VI It is indisputable that the teacher's action is, and will continue to be, conditioned by the needs, interests, motivations and actions of children, which are the center of learning and the active agents of change. Thus, the student believes in teaching and learning by projects, based on the articulation of knowledge, in a perspective of Understanding the Present to Project the Future. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202454533 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15534 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Investigação-Ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal e profissional | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem por projeto | pt_PT |
dc.subject | Supervised Teaching Practice | pt_PT |
dc.subject | Action-Research | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Personal and professional development | pt_PT |
dc.subject | Teaching and learning by project | pt_PT |
dc.title | Compreender o Presente para Projetar o Futuro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |