Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio: Sempre alerta... para educar!

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, José Alexandre Silva
dc.contributor.authorRocha, Pedro Alexandre Carvalho da
dc.date.accessioned2017-11-27T11:49:28Z
dc.date.available2017-11-27T11:49:28Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico. Através deste trabalho, pretende-se apresentar e explorar o percurso individual formativo desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e a forma como o estágio possibilitou a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas pelo mestrando. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigação-ação deu rumo à conduta do formando, proporcionando a articulação de saberes e atitudes orientadores, traduzindo-se essencialmente por quatro etapas cíclicas: observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. É de salientar o papel basilar dos professores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, numa partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Repare-se que o presente trabalho apresenta uma dimensão investigativa, através da exploração de um projeto no âmbito de Atividades Contextualizadas para a promoção de práticas de separação de resíduos.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report was elaborated under the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master’s Curriculum of Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. Through this work, is intended to present and explore the individual formative course developed throughout the Supervised Teaching Practice, and the way in which the traineeship made possible the construction of professional knowledge, in a constant critical reflection on its practices and options taken by the graduate student. In the development of educational practice, the research-action methodology gave way to the conduct of the trainee teacher, providing the combination of knowledge and guiding attitudes, mainly translated by four cyclical stages: observation, planning, action and reflection, whose dynamics allows the construction Knowledge that supports the development of teaching professionalism. It is important to emphasize the significant role of cooperating teachers, institutional supervisors and the pedagogical pair, in a sharing of knowledge throughout the course. Notice that this present paper presents an investigative dimension, through the exploration of a project, involving the study of Contextualized Activities for the promotion of residues separation practices.pt_PT
dc.identifier.tid201765470
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10541
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectTeaching and learning processpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio: Sempre alerta... para educar!pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino do 1º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PedroRocha_2017.pdf
Size:
9.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: