Publication
O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhos
dc.contributor.author | Seixas, Alberto | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2020-09-01T14:57:59Z | |
dc.date.available | 2020-09-01T14:57:59Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz Le Goff (1990) define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se “indaga”, se “testemunha””. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadramento cénico dessas vozes, apoiado em elementos simbólicos, cria uma moldura mental de veracidade que aproxima o espectador do biografado através da promoção de imagens mentais sobre a sua vida, que nos ajudam a construí-la. O documentário biográfico usa a edição como forma de organização da informação, algo que “serves to establish and maintain rhetorical continuity more than spatial or temporal continuity” (Nichols 1991, 35). Ou seja, o tipo de testemunhos, a sua organização temática, o espaço cenográfico onde ocorrem, a sua preponderância na gestão imagética e o uso de elementos simbólicos correlacionados com o biografado ajudam a retorizar o discurso visual, credibilizando o que é dito. Neste trabalho, partindo dos filmes Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2013) de John Maloof e Charlie Siskel, propõe-se a construção de uma tabela para a identificação das estratégias usadas na sequencialização dos testemunhos no documentário biográfico, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica dos testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54416-3-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16200 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.ao-norte.com/img/recursos/publicacoes/conferencia2018.pdf?v=20.30.04 | pt_PT |
dc.subject | Biografia | pt_PT |
dc.subject | Documentário biográfico | pt_PT |
dc.subject | Testemunho | pt_PT |
dc.subject | Personagem | pt_PT |
dc.title | O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 164 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 148 | pt_PT |
oaire.citation.title | Conferência Internacional de Cinema de Viana 2018 | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- COM_AdrianaBaptista_2020_3.pdf
- Size:
- 627.16 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format