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Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Maria José Freitas Borges de
dc.contributor.authorArueira, Andréa Moreira de Souza
dc.date.accessioned2018-01-05T12:03:19Z
dc.date.available2018-01-05T12:03:19Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractCom este trabalho de pesquisa, realizado num contexto de educação de infância, procuramos compreender as preocupações pedagógicas das professoras no processo de alfabetização e letramento e mais especificamente, as potencialidades das atividades lúdicas para a aprendizagem das crianças. O processo de letramento, no Brasil, é considerado um processo de aprendizagem da leitura e escrita, que ocorre dentro de um contexto social, e para além de ser uma forma de comunicação preenche outras funções. É um desafio e uma necessidade para qualquer ser humano, faz parte das suas vidas, implica interação comunicativa e é fundamental para aprender a pensar (Batista et al., 2011). Uma questão que ressalta do contacto com as professoras remete para os desafios pedagógicos e para a percepção de quais são suas reais prerrogativas. Trabalhamos com turmas de Pré II, último ano escolar da educação de Infância, que sofre algumas pressões por conta de concepções que defendem uma antecipação dos conteúdos de séries posteriores, como se fosse uma preparação com cunho tradicional para a alfabetização. Muitas das oportunidades de alfabetização e letramento, na infância, ocorrem em rotinas diárias em casa ou na escola, em brincadeiras, contação de história, rodinha, entre outras atividades de exploração lúdica, que muitas vezes passa despercebida pois, faz parte da realidade cutural de cada criança e a sua importância é desvalorizada (Mata, 2012). Mediante a todos os questionamentos encontrados, procuramos nos documentos oficiais do ministério de educação e cultura, subsídios que levassem a um direcionamento e reflexão da função do professor de infância e das concepções pedagógicas no processo incutidas. Percebendo que o trabalho pedagógico na educação de infância no Brasil é um caminho relativamente novo, um processo ainda em curso e esperam-se muitos avanços em seu trilhar.pt_PT
dc.description.abstractwith this research, realized in a context of childhood education, we seek to understand the pedagogical concerns of teachers in the process of alphabetization and literacy and more specifically, the potentialities of ludics activities for children's learning. The process of literacy, in Brazil, is considered a process of learning to reading and writing, which occurs within a social context, and to be not just a form of communication that fulfills other functions. It is a challenge and a necessity for any human being, it makes part of their lives, it implies communicative interaction and it is fundamental to learn how to think (Batista et al., 2011). A question that emerges from the contact with the teachers refers to the pedagogical challenges and to the perception what are yours real prerogatives. We work with classes of Pre-II, the last school year of Childhood education, which undergoes some pressures due to conceptions that defend an anticipation of the later series contents, as if it were a preparation with a traditional character for alphabetization. Many of the opportunities for alphabetization and literacy, in childhood, occur in daily routines at home or at school, in games, storytelling, wheel, among other activities of ludic exploration, which very often goes unnoticed because, it is part of each child cultural reality and its importance is devalued (Mata, 2012). Through all the questions found, we sought in the official documents of the Ministry of Education and Culture, subsidies that led to a direction and reflection of the role of the preschool teacher and the pedagogical conceptions in the inculcated process. Realizing that the pedagogical work in early childhood education in Brazil is a relatively new path, a process still in progress and many advances are expected in its to tread.pt_PT
dc.identifier.tid201834162
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10694
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLetramentopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectPré IIpt_PT
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectLudicpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectPedagogical workpt_PT
dc.titleConcepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré IIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

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