Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorRocha, Rita Moreira da
dc.date.accessioned2016-11-08T18:24:59Z
dc.date.available2016-11-08T18:24:59Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso.pt_PT
dc.description.abstractThis report was conducted under the Supervised Teaching Practice for the degree of Master of Preschool Education. The Supervised Pedagogical Practice was held in pre-school and day care context, in order to develop professional skills underpinned by a methodology of action-research. The report is organized to present the legal framework and theoretical references that supported the practice, the characterization of the educational contexts in which they occurred and the description and critical analysis of the activities developed in these contexts through processes of observation, planning, action , evaluation and reflection. The report constitutes an opportunity for reflection on the evolution of a graduate student in building their profile and development of professional skills, which highlights the importance of the collaborative component of the training process in dyads, with the pedagogical team and institutional supervisor. The learning emanated from this path, stresses the importance of knowing the specifics of the group, in order to promote appropriate action to the interests and needs of developement evidenced by the children, where the educator reflects and evaluates its action continuously. The report ends with a reflection that presents a global perspective on the practice developed and on the constraints felt along the route.pt_PT
dc.identifier.tid201460831
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8643
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógica supervisionadapt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.subjectSupervised teaching practiceen
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectDay careen
dc.subjectProfessional skillsen
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RitaRocha_2014.pdf
Size:
605.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: