Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Maria Elisa
dc.contributor.authorSousa, Catarina Raquel Azevedo
dc.date.accessioned2020-11-23T14:46:43Z
dc.date.available2020-11-23T14:46:43Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico, que confere o grau de mestre, habilitando para a docência no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico em Português e História e Geografia de Portugal. Com este relatório pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido em escolas do ensino básico, do 1.º e do 2.º ciclo, tendo sido a formação, neste último, focada nas áreas de Português e História e Geografia de Portugal, ao longo do ano letivo, e em simultâneo, nos dois ciclos, com um horário e calendarização distribuídos semanalmente, em harmonia com as especificidades de cada um dos ciclos. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor dentro e fora da sala de aula, no mesmo ciclo e em ciclos diferentes, orientada pelos princípios metodológicos de cada área e da Supervisão Pedagógica. O relatório apresentado contempla as atividades de conceção, planificação, até à concretização de aulas e de sequências didáticas, passando pela participação e dinamização de projetos, integrando ainda a componente de investigação ao serviço da ação do professor.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report comes within the scope of the “Supervised Teaching Practice”, included in the syllabus of the Masters in Teaching in the 1st cycle and in the 2nd cycle in Portuguese and History and Geography of Portugal, that gives the master’s degree, qualifying for teaching in the 1st cycle and in the 2nd cycle in Portuguese and History and Geography of Portugal. This report intends to give an account of the work carried out in elementary, 1st and 2nd cycle schools, with the latter being focused in the areas of Portuguese and History and Geography of Portugal, along of the school year, and simultaneously, in the two cycles, with a schedule and schedule distributed weekly, in harmony with the specificities of each of the cycles. It is sought to present evidence of the intervention of the teacher inside and outside the classroom, in the same cycle and in different cycles, guided by the methodological principles of each area and Pedagogical Supervision. The report presents the activities of conception, planning, until the implementation of classes and didactic sequences, through the participation and dynamization of projects, also integrating the research component at the service of teacher action.pt_PT
dc.identifier.tid202767540
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16492
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectPrincípios metodológicospt_PT
dc.subjectSupervisão Pedagógicapt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMethodological principlespt_PT
dc.subjectPedagogical Supervisionpt_PT
dc.subjectPlanningpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativeConta outra vez, professora...pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatarinaSousa_2019.pdf
Size:
3.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format