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Construção de um índice de satisfação para o cliente termal = Development of a spa customer satisfaction index

dc.contributor.authorSilvério, Ana
dc.contributor.authorFerreira, Jéssica
dc.contributor.authorFerreira, Fernanda A.
dc.contributor.authorAlves, Maria José
dc.contributor.authorFernandes, Paula Odete
dc.date.accessioned2023-03-23T16:40:50Z
dc.date.available2023-03-23T16:40:50Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO turismo de saúde e bem-estar tem sido alvo de uma procura gradual e, por esse motivo, apresenta-se como um produto turístico altamente estratégico para os destinos (Hartwell et al., 2018). À vista disso, num ambiente em que o mercado se encontra cada vez mais competitivo, a avaliação da satisfação tem como premissa ajudar os gestores a analisar o desempenho geral dos estabelecimentos termais tal como lhes permite redefinir prioridades e projetar novas estratégias de forma a interferirem positivamente na satisfação do cliente e alcançarem a sua competitividade (Campón-Cerro et al., 2020; Mi et al., 2019). Ainda, importa referir que estudar e analisar a satisfação do cliente termal considera-se perentório pelo facto de clientes satisfeitos serem mais propensos a desenvolver lealdade (Han et al., 2017; Mi et al., 2019). Neste ínterim, o principal objetivo do presente estudo assentou em construir um Índice de Satisfação do Cliente Termal (ISCT) sustentado na técnica estatística de análise fatorial exploratória tendo por base o grau de satisfação dos termalistas do balneário termal de Chaves. Assim, o conhecimento das determinantes da satisfação vão permitir produzir e analisar uma mensuração de satisfação mais robusta mediante a aplicabilidade de um índice multivariado. Com efeito, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário no período de 13 de julho a 17 de setembro de 2020, mediante um processo de amostragem probabilístico, no qual se recolheram 107 questionários válidos. Para responder ao principal objetivo do estudo recorreu-se a uma análise descritiva que permitiu caraterizar os inquiridos e objetivar a mensuração do nível de satisfação. Posteriormente, aplicou-se uma análise fatorial exploratória que permitiu produzir fatores de satisfação que foram o suporte para o cálculo do ISCT. Os resultados obtidos demonstraram que os fatores mais determinantes que permitem avaliar a satisfação dos inquiridos são: equipamentos, infraestruturas e equipa técnica. Estes fatores explicam 69,9% da variância total dos dados. O ISCT global apresentou um valor bastante expressivo e satisfatório, de aproximadamente 94%, o que permite referir que os termalistas manifestaram estarem muito satisfeitos. Em epítome, a metodologia permitiu apresentar ao balneário termal de Chaves qual o fator com maior necessidade de ser submetido a melhorias, a fim de gerar um crescimento significativo no índice de satisfação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-296-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22577
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/23578/1/Livro-Resumos-lusoconf2021-vfinal.pdfpt_PT
dc.subjectTurismo de saúde e bem-estarpt_PT
dc.subjectTermalismopt_PT
dc.subjectTermalistaspt_PT
dc.subjectÍndice de satisfação do cliente termalpt_PT
dc.titleConstrução de um índice de satisfação para o cliente termal = Development of a spa customer satisfaction indexpt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragança, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titleIII Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021pt_PT
person.familyNameFerreira
person.givenNameFernanda A.
person.identifierR-000-4TV
person.identifier.ciencia-idD116-9419-5778
person.identifier.orcid0000-0002-1335-7821
person.identifier.ridN-4563-2013
person.identifier.scopus-author-id24723992800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaaa18584-508e-46b1-9b50-4e174c0e142c
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