Repository logo
 
Publication

Proposta para os primeiros passos no ensino básico de música: a improvisação sobre repertório

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorLima, Cristina
dc.contributor.advisorSilva, Ângela
dc.contributor.authorMartins, Francisco Ramos
dc.date.accessioned2021-07-29T16:48:26Z
dc.date.available2021-07-29T16:48:26Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.description.abstractO presente relatório de estágio procura relacionar a prática da improvisação ao piano com o estudo do repertório e exercícios técnicos pianísticos no ensino especializado de Música, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música (Instrumento – piano) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. No primeiro capítulo, é feita uma apresentação da escola onde foi realizado o estágio, o Centro de Cultura Musical, descrevendo a sua missão, metas e objectivos, áreas de intervenção, atividades e estrutura organizacional. No segundo capítulo, são expostas as observações e planificações das aulas observadas e dadas no contexto do estágio (onde foi integrada a improvisação), assim como algumas considerações sobre estas, em articulação com o terceiro capítulo – onde, através de um estudo de índole metodológico qualitativo, é elaborada uma proposta para os primeiros passos do Ensino Básico de Música, sendo explanadas as várias vertentes musicais onde a prática da improvisação pode ser benéfica. Estas vertentes incluem a análise harmónica, a memorização, a audiação e a ansiedade de performance, entre outras.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report seeks to relate the practice of piano improvisation with the study of repertoire and technical piano exercises in specialized music education, within the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master in Music Teaching (Instrument - piano) of the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. In the first chapter, a presentation is made of the school where the internship took place, the Centro de Cultura Musical, describing its mission, goals and objectives, areas of intervention, activities and organizational structure. In the second chapter, the observations and planification of the classes observed and given in the context of the internship (where improvisation was integrated) are exposed, as well as some considerations on these, in conjunction with the third chapter – where, through qualitative research, a proposal for the first steps of Basic Music Education is prepared, explaining the various musical aspects where the practice of improvisation can be beneficial. These aspects include harmonic analysis, memorization, listening and performance anxiety, among others.pt_PT
dc.identifier.tid202747506pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18220
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectAnálise harmónicapt_PT
dc.subjectMemorizaçãopt_PT
dc.subjectAudiaçãopt_PT
dc.subjectAnsiedade de performancept_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectSpecialized music educationpt_PT
dc.subjectHarmonic analysispt_PT
dc.subjectMemorizationpt_PT
dc.subjectAudiationpt_PT
dc.subjectPerformance anxietypt_PT
dc.titleProposta para os primeiros passos no ensino básico de música: a improvisação sobre repertóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Instrumento, pianopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Francisco_Martins_MEM_2021.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: