Repository logo
 
Publication

Desafios do estagiário na prática de ensino supervisionada em formação musical

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorBorges, Irene Cardoso
dc.date.accessioned2021-10-26T11:12:57Z
dc.date.available2021-10-26T11:12:57Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório, dividido em três capítulos, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para além de ser um culminar de um ciclo de estudos, é também um trabalho que visa aprofundar e questionar a Prática de Ensino Supervisionada, levando assim o estagiário a refletir acerca das suas práticas. O primeiro capítulo apresenta o polo de estágio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, o Conservatório de Música de Vila do Conde. Neste capítulo é feita uma descrição desta instituição, bem como das turmas onde foi realizado o estágio, englobando também a observação de aulas. O segundo capítulo foca os momentos de planificação e lecionação de aulas, bem como o tema da avaliação. O ensino a distância ganha destaque neste capítulo devido à suspensão das aulas presenciais que marcaram o ano letivo de 2019/2020, medida implementada como combate ao vírus Covid-19. Integra este relatório um projeto de investigação, no capítulo três, que contempla os “Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical”. Em termos metodológicos procedemos à realização de entrevistas a professores cooperantes e/ou supervisores, e questionários a estagiários em Formação Musical, procedendo à posterior análise dos dados recolhidos. Esses dados permitiram verificar que, apesar dos inúmeros desafios vividos pelos estagiários ao longo da prática pedagógica, os professores orientadores (supervisor e cooperante) estão cientes deles e consideram-nos parte integrante do estágio.pt_PT
dc.description.abstractThe present report, divide in three chapters, it’s part of the course unit of Supervised Teaching Practice. In addition to being the culmination of a cycle of studies, it’s also a work that aims to deepen and question the Supervised Teaching Practice, in order to take the trainee to reflect on his own practices. The first chapter presents the internship pole, the Conservatory of Music of Vila do Conde. In this chapter it’s done a description of this institution, as well of the classes that this internship was developed, including the class observations. The second chapter focuses on the moments of planification and teaching of the classes, an also the evaluation theme. Distance learning stands out in this chapter due to the suspension of face-to-face classes, that marked the school year of 2019/2020, measure implemented to combat the virus Covid-19. In this report it’s presented an investigation project, in chapter three, that contemplates the “Challenges of the intern in Supervised Teaching Practice”. The methodology used in this investigation, analyses interviews done to supervise and/or cooperative teachers, and questionaries done to music theory interns, proceeding a further analysis of the collected data. The data verified that, besides the countless challenges experienced by the interns in the teaching practice, the guiding teachers (cooperative and supervisor) are aware of these challenges and consider them part of the internship process.pt_PT
dc.identifier.tid202806472
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18784
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEstagiáriopt_PT
dc.subjectEstagiário-Supervisor-Cooperantept_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectInternpt_PT
dc.subjectInter-supervisor-cooperativept_PT
dc.titleDesafios do estagiário na prática de ensino supervisionada em formação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Irene Borges_2021.pdf
Size:
20.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format