Repository logo
 
Publication

Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.authorValverde, Erick de Castro
dc.date.accessioned2023-09-07T13:46:55Z
dc.date.available2023-09-07T13:46:55Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.description.abstractO presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.pt_PT
dc.description.abstractThe present project, based on works by two composers of modinhas from the 19th century Portuguese scene, José Francisco Édolo and José Francisco Acuña, and on works by two from the 20th century Brazilian context, Heitor Villa-Lobos and Lorenzo Fernández, revisits the artistic environment of the respective periods and shows some structural differences of technical reference and its Modus operandi. While in Portugal, from the second half of the 18th century onwards, a modinha, being an important element of the nobility social life and of the rising bourgeois class, adapted to the patterns of chamber song, in Brazil, in the Royal Chapel of Rio de Janeiro at the dawn of the 19th century, modinhas tend to distance from the castrati preestablished patterns, appropriating, in the first half of the 20th century, the avant-garde ideal of a nationalist thought.pt_PT
dc.identifier.tid203351665pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23465
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModinhapt_PT
dc.subjectSéculo XIXpt_PT
dc.subjectSéculo XXpt_PT
dc.subjectNacionalismopt_PT
dc.subject19th centurypt_PT
dc.subject20th centurypt_PT
dc.subjectNacionalismpt_PT
dc.titleRevisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Erick_Valverde_MIA_2023.pdf
Size:
25.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: