Publication
Na Pele da Terra
dc.contributor.advisor | Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues da | |
dc.contributor.author | Pinto, Mário de Jesus Barreiros | |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T15:18:32Z | |
dc.date.available | 2024-01-05T15:18:32Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.description.abstract | Há algum tempo que habita em mim a ideia de um projecto que combine um trio de jazz com processamento electrónico por computador. A improvisação é um elemento fundamental que permite aos músicos explorar o espaço sonoro de maneira única a cada performance. A introdução do processamento electrónico por computador adiciona uma camada de complexidade e textura a essa improvisação. Ao permitir que músicos controlem os efeitos e as transformações sonoras durante a performance, a tecnologia transforma a actuação num diálogo entre o orgânico e o digital. Isso gera uma dinâmica única e imprevisível, desafiando a ideia tradicional de que o jazz é puramente baseado na espontaneidade humana. Efeitos como reverberação, delay, modulação, sampling e distorção tímbrica são manipulados em tempo real, transformando os sons tradicionais do jazz em paisagens sonoras complexas e camadas texturais que transcendem os limites dos instrumentos acústicos convencionais. Em última análise, a música para trio de jazz com processamento electrónico representa uma jornada de exploração musical onde o passado encontra o futuro. Essa abordagem desafia as convenções, abrindo portas para a criatividade ilimitada e a descoberta sonora. Ao unir a riqueza da tradição do jazz com as possibilidades da tecnologia moderna, os músicos podem criar uma música que é ao mesmo tempo enraizada na história e verdadeiramente contemporânea. Na Pele da Terra é também uma pequena reflexão sobre a frágil e microscópica dimensão daquilo a que chamamos “vida na Terra” quando comparada com a dimensão do Cosmos. A sensação de humildade diante da vastidão do Cosmos, pode inspirar uma apreciação mais profunda da beleza e da fragilidade da vida na Terra. Na Pele da Terra é um manifesto sobre a responsabilidade, individual e colectiva, que temos no actual estado de pré-colapso do nosso ecossistema e uma homenagem a todos os que participam na preservação do nosso habitat. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203441346 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24414 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jazz | pt_PT |
dc.subject | Improvisação | pt_PT |
dc.subject | Espaço sonoro | pt_PT |
dc.subject | Processamento electrónico | pt_PT |
dc.title | Na Pele da Terra | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Jazz, Bateria | pt_PT |