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Há algum tempo que habita em mim a ideia de um projecto que combine um trio de jazz com processamento electrónico por computador.
A improvisação é um elemento fundamental que permite aos músicos explorar o espaço sonoro de maneira única a cada performance. A introdução do processamento electrónico por computador adiciona uma camada de complexidade e textura a essa improvisação.
Ao permitir que músicos controlem os efeitos e as transformações sonoras durante a performance, a tecnologia transforma a actuação num diálogo entre o orgânico e o digital. Isso gera uma dinâmica única e imprevisível, desafiando a ideia tradicional de que o jazz é puramente baseado na espontaneidade humana.
Efeitos como reverberação, delay, modulação, sampling e distorção tímbrica são manipulados em tempo real, transformando os sons tradicionais do jazz em paisagens sonoras complexas e camadas texturais que transcendem os limites dos instrumentos acústicos convencionais.
Em última análise, a música para trio de jazz com processamento electrónico representa uma jornada de exploração musical onde o passado encontra o futuro. Essa abordagem desafia as convenções, abrindo portas para a criatividade ilimitada e a descoberta sonora.
Ao unir a riqueza da tradição do jazz com as possibilidades da tecnologia moderna, os músicos podem criar uma música que é ao mesmo tempo enraizada na história e verdadeiramente contemporânea.
Na Pele da Terra é também uma pequena reflexão sobre a frágil e microscópica dimensão daquilo a que chamamos “vida na Terra” quando comparada com a dimensão do Cosmos.
A sensação de humildade diante da vastidão do Cosmos, pode inspirar uma apreciação mais profunda da beleza e da fragilidade da vida na Terra.
Na Pele da Terra é um manifesto sobre a responsabilidade, individual e colectiva, que temos no actual estado de pré-colapso do nosso ecossistema e uma homenagem a todos os que participam na preservação do nosso habitat.
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Keywords
Jazz Improvisação Espaço sonoro Processamento electrónico