Repository logo
 
Publication

Análise dos antecedentes do comportamento de compra online no comércio electrónico: um estudo empírico no Brasil

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
dc.contributor.advisorSarmento, Anabela Mesquita Teixeira
dc.contributor.authorSoares, Thaísa Fonseca
dc.date.accessioned2019-03-25T09:37:52Z
dc.date.available2019-03-25T09:37:52Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.description“Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri”pt_PT
dc.description.abstractObjetivo – Este estudo analisa e afere possíveis antecedentes que podem influenciar a intenção de compra do consumidor brasileiro no varejo eletrônico. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão bibliográfica, suscetível de investigar relações de variáveis latentes antecedentes da intenção de compra online, numa amostra de consumidores individuais brasileiros, maiores de 18 anos, que já realizaram compras online. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu obter 376 respostas válidas. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovou-se como preditores diretos, em simultâneo em 38% da intenção de compra online, a auto eficácia, a utilidade e a facilidade de uso percebida. Foi assegurada a validade convergente e divergente das escalas de medida, adequada qualidade psicométrica e interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis. O estudo confirma parte das relações e hipóteses identificadas. Limitações e implicações – Perante percepções subjetivas e respostas obtidas de uma amostra de conveniência, os resultados precisam ser analisados com toda a atenção. A escolha de certas variáveis de estudo como explicativas pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas o estudo permitiu observar a pertinência e associação de certas variáveis com a intenção de compra online. As implicações práticas do estudo permitem apontar sugestões aos gestores, principalmente, para eventuais estrátegias de marketing. Originalidade e valor – O estudo permitiu conhecer que tipo de determinantes no comércio eletrônico poderão influenciar a intenção de compra online de consumidores. Paralelamente, este estudo propôs analisar um novo modelo de relações entre possíveis variáveis antecedentes de compra online.pt_PT
dc.description.abstractPurpose - This study analyzes and affers antecedents that may influence the intention of purchase of the Brazilian consumer in the electronic retail. Methodology - Empirical, transversal, descriptive and quantitative confirmatory research, based on the identification of a theoretical model, supported by the bibliographic review, capable of investigating relations of latent variables antecedents of the intention to purchase online, in a sample of Brazilian individuals , over 18, who have noticed online shopping. Data were measured through an online questionnaire survey, which allowed for 376 valid evaluations. The hypotheses were tested using a confirmatory model of graphical equations. Results and conclusions - A self, utility and perceived ease of use were simultaneously proven to be 38% of online purchase desire. The convergence and divergence of the measurement scales, the good psychometric quality and the degrees of interest and the predictive variables among the variables were ensured. The study confirmed part of the relationships and associated hypotheses. Limitations and implications - Perception of subjective perceptions and findings of a convenience sample, the results need to be applied with full attention. The choice of preferences variables of the compilation You can be taken into consideration the practice of an online task. The practical units of work focused on managers, mainly for eventual marketing efforts. Originality and value - The study that allows types of determinants engage in exercising an intention to purchase consumers online. In parallel, this study proposed to analyze a new model of comparison between antecedents of online purchase.pt_PT
dc.identifier.tid202196003pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13108
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidor. intenção de comprapt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectModelo de ceitação de tecnologiapt_PT
dc.subjectBuy intentionpt_PT
dc.subjectModel of technology acceptancept_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.titleAnálise dos antecedentes do comportamento de compra online no comércio electrónico: um estudo empírico no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Thaisa_Soares_MAA_2018.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: