Repository logo
 
Publication

Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil

dc.contributor.authorPássaro, Anice
dc.contributor.authorSerrão, Carla
dc.contributor.authorMarques, Amélia
dc.date.accessioned2023-06-26T14:41:15Z
dc.date.available2023-06-26T14:41:15Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO grau de conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental na promoção da educação sexual (ES) na escola deve ser avaliado considerando a sua idade, formação acadêmica inicial em ES e crenças religiosas. Realizou-se um estudo transversal com 396 professores no Brasil, sendo a maioria mulheres (77.53%) e católicas (47.73%). Os dados revelaram conhecimento moderado, alto conforto, alta motivação e envolvimento insuficiente na prática pedagógica mas suficiente como função pedagógica. Não foi observada relação entre idade e formação acadêmica inicial dos professores para as variáveis ​​analisadas, mas as crenças religiosas impactaram todas as variáveis, com exceção do conforto. Os professores apresentaram conhecimento moderado em relação à legislação e diretrizes ministeriais sobre ES e alto conforto e motivação na abordagem do tema. Houve um envolvimento prático moderado em ações específicas de ES e os professores concordaram que é sua responsabilidade o envolvimento nessas ações. As crenças religiosas tiveram um impacto importante nas variáveis ​​estudadas. Este estudo se destaca na área da saúde por ampliar a temática da ES para além dos aspectos puramente biológicos e preventivos. Para a educação, pode contribuir gerando dados atitudinais e comportamentais, além dos exclusivamente qualitativos, auxiliando ações entre saúde e educaçãopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnice, A. de C. P., Serrão, C., & Marques, A. P. (2023). Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23020. https://doi.org/10.21814/rpe.21854pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/rpe.21854pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23178
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.titleEducação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue36pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_SexEducation.pdf
Size:
397.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: