Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_SexEducation.pdf397.93 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O grau de conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental na promoção da educação sexual (ES) na escola deve ser avaliado considerando a sua idade, formação acadêmica inicial em ES e crenças religiosas. Realizou-se um estudo transversal com 396 professores no Brasil, sendo a maioria mulheres (77.53%) e católicas (47.73%). Os dados revelaram conhecimento moderado, alto conforto, alta motivação e envolvimento insuficiente na prática pedagógica mas suficiente como função pedagógica. Não foi observada relação entre idade e formação acadêmica inicial dos professores para as variáveis ​​analisadas, mas as crenças religiosas impactaram todas as variáveis, com exceção do conforto. Os professores apresentaram conhecimento moderado em relação à legislação e diretrizes ministeriais sobre ES e alto conforto e motivação na abordagem do tema. Houve um envolvimento prático moderado em ações específicas de ES e os professores concordaram que é sua responsabilidade o envolvimento nessas ações. As crenças religiosas tiveram um impacto importante nas variáveis ​​estudadas. Este estudo se destaca na área da saúde por ampliar a temática da ES para além dos aspectos puramente biológicos e preventivos. Para a educação, pode contribuir gerando dados atitudinais e comportamentais, além dos exclusivamente qualitativos, auxiliando ações entre saúde e educação

Description

Keywords

Educação Sexualidade

Pedagogical Context

Citation

Anice, A. de C. P., Serrão, C., & Marques, A. P. (2023). Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23020. https://doi.org/10.21814/rpe.21854

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Altmetrics