Repository logo
 
Publication

Em busca do(s) sentido(s) perdido(s) na educação: Um estudo sobre a educação pela arte no Ensino Precoce de Inglês

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorMaia, Teresa Maria Costa
dc.date.accessioned2017-02-10T14:53:11Z
dc.date.available2017-02-10T14:53:11Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA “Educação pela Arte (EpA) no ensino de Inglês do 1º ciclo” surge como uma nova abordagem didática que cria pontes entre a Arte e a Língua. Esta abordagem interdisciplinar resulta do reconhecimento de um conjunto de premissas teóricas: os saberes não devem ser compartimentados e, como tal, não devem ser hierarquizados; o acesso à arte não deve ser um luxo, mas uma necessidade; Lingua e Arte são formas de expressão subjetiva e criativa, promotoras do desenvolvimento global da criança. Numa sociedade cada vez mais global e mutável, a educação precisa de uma panaceia que cure o desrespeito por estas premissas e reflita o colapso da verdade científica, a valorização da inteligência emocional e a interculturalidade trazida pela globalização, características do nosso século. É esse o desafio que se coloca à educação no séc. XXI. Este estudo pretende ser a resposta a este repto, pois tenta formar uma identidade subjetiva da criança, através de disposições emocionais e cognitivas que lhe conferem as competências necessárias para se enquadrar num novo paradigma social e cultural. Para atingir essa finalidade, a investigação centrou-se em dois grupos de observação para perceber até que ponto o fenómeno em estudo era apenas uma potencialidade ou uma realidade. Através do trabalho de campo realizado com alunos e docentes foi possível construir uma nova abordagem didática no ensino precoce de uma segunda língua. A EpA passou de uma teoria bidimensional, o papel, para uma realidade tridimensional, a da sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractBridging Education through Art (EtA) to teaching English to young learners emerges as a new approach in teaching that links Arts together with Language. This interdisciplinary approach acknowledges a set of premises: the knowledge is not chambered and therefore certain subjects shouldn’t be ranked in a hierarchy of importance; the access to Arts is not a luxury that few have access to but a need; Language and Arts are a subjective and creative way of expression, which promote the global development of a child. In a global and mutable society in crescendo, Education needs a new panacea to cure the disrespect for the mentioned premises and to recognize the collapse of the scientific truth, the importance of the emotional intelligence, the interculturality brought by the globalization, features of our century. That is the challenge that is posed to education in the 21st century. This study aims to be the answer to it, since it tries to mould the subjective identity of a child through their emotional and cognitive biases in order to develop the necessary skills to frame him/ her in a new social and cultural paradigm. To achieve that goal the investigation focused in two different groups to understand to what extent would the phenomenon under study be a potentiality or a reality. Through the fieldwork it was possible to build a new approach to teach young learners a second language. EtA has passed from a dimensional theory in paper to a three-dimensional reality in the classroom.pt_PT
dc.identifier.tid201612534
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9538
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação pela Arte (EpA)pt_PT
dc.subjectEnsino precoce de inglêspt_PT
dc.subjectDidática de línguaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEducation through Art (EtA)pt_PT
dc.subjectTeaching English to young learnerspt_PT
dc.subjectLanguage didacticspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.titleEm busca do(s) sentido(s) perdido(s) na educação: Um estudo sobre a educação pela arte no Ensino Precoce de Inglêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino precoce de inglêspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_TeresaMaia_2016.pdf
Size:
12.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: