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Qualidade de Ensino versus Qualificação Docente: binómio nem sempre impossível

dc.contributor.authorOsório Cardoso, Maria Ivone
dc.date.accessioned2012-12-03T11:28:54Z
dc.date.available2012-12-03T11:28:54Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente artigo pretende mostrar que, no cenário pré- Bolonha, em que se vivia numa época de aparente prosperidade económica, que se veio a revelar uma bolha especulativa semelhante à que teve lugar nos anos 20 do século passado, o ensino poderia considerar-se, detentor de alguma qualidade, apesar de, por vezes, continuar a seguir os cânones tradicionais expositivos do magisterdixit(Ardions 2011). A conjuntura económica obrigou a que fossem estancados projectos, pelo estrangulamento económico, afectando também as instituições de Ensino Superior. Uma tal situação conduziu ao retorno de muitos docentes de qualidade pedagógico-científica inquestionável, aos seus postos nos estabelecimentos do Ensino Secundário, perdendo, deste modo o vínculo de colaboradores. No cenário pós Bolonha esta situação ainda mais se agudizou, uma vez que o que se preconizou, em teoria, esbateu as realidades e tipicidades de cada país. Na prática, a diminuição do número de anos de ensino não conduziu a uma melhoria do ensino, (Ardions, 2011), mas esbarrou com vários problemas, cimentando diversas assimetrias e idiossincrasias que se irão detalhar, sempre a par com os cortes a nível económico. Esta conjuntura terá repercussão na gestão das instituições, fruto da perspectiva economicista que impera nos dias de hoje e que se reflecte em muitas decisões dos seus órgãos. Esta situação, bem como outras que se irão elencar, levam a uma desmotivação, a um desencanto da massa crítica que se encontra nos estabelecimentos de nível ensino, que opta por ficar passiva, sob pena de ser vista como oponente de um laxismo institucional que teima em persistir. Daí que se questionea razão de apenas se aferir, até agora,a Qualidade da Avaliação, da Certificação e da Acreditação e não a da Qualificação docente, nos diversos órgãos que têm nas suas mãos os destinos da Instituições.por
dc.description.versionhttp://www3.ipm.edu.mo/conf/15portconference/booklet_p.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/860
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.subjectQualificaçõespor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleQualidade de Ensino versus Qualificação Docente: binómio nem sempre impossívelpor
dc.typereview
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMacaupor
person.familyNameOsório Cardoso
person.givenNameMaria Ivone
person.identifier.ciencia-idFC13-27A3-B129
person.identifier.orcid0000-0002-6848-0018
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typereviewpor
relation.isAuthorOfPublicatione29ab142-d43e-47ec-bd65-917c0245b3a1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye29ab142-d43e-47ec-bd65-917c0245b3a1

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