Repository logo
 
Publication

Proposta de didática da percussão para o ensino especializado da música

dc.contributor.advisorCampos, Manuel António Veríssimo de
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorOliveira, Paulo
dc.contributor.authorDias, André Filipe Pereira da Silva
dc.date.accessioned2016-09-05T10:57:11Z
dc.date.available2016-09-05T10:57:11Z
dc.date.issued2016-07-07
dc.descriptionRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractEste relatório remete para o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. O presente relatório tem como principal objetivo ser um relatório reflexivo sobre toda a Prática Educativa, e está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão dos dados recolhidos acerca do contexto educativo do Conservatório de Música do Porto, com um enfoque na importância da comunidade educativa e relação professor-aluno no processo educativo dos alunos. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda toda componente prática do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto, com destaque para todo o trabalho realizado em contexto de sala de aula. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido. Este projeto teve como principal objetivo explorar uma ideia antiga sobre a conveniência da realização de exercícios preparatórios para a introdução, complemento técnico e desenvolvimento do repertório de instrumento. Esta proposta de didática faz parte das minhas práticas enquanto instrumentista e pedagogo. No âmbito do projeto, as conclusões obtidas permitem corroborar a pertinência da aplicabilidade desta ferramenta didática, como meio de otimizar o estudo individual e a aprendizagem dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis report refers to the work developed throughout the current school year; for the purpose of the Master in Music Education programme of the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. This report aims to be a reflexive report about the entire Educational Practice, and it is divided in three chapters. The first chapter focuses on the observation and reflection of the data gathered related to the educational context in Conservatório de Música do Porto, with more details on the importance that the educational community and the relationship between the teacher and the student is to the educational process of the students. The second, Supervised Educational Practice, covers the entire practical component of the internship held at Conservatório de Música do Porto, highlighting all the work done in the classroom context. The third chapter describes the research project developed. This project’s main goal was to explore an old idea about the convenience of conducting preparatory exercises for the introduction, technical supplement and development of the instrument’s repertoire. This didactic proposal is part of my practice as a musician and pedagogue. In the scope of the project, the conclusions that were achieved allow us to corroborate the relevance of the applicability of this teaching tool, as a mean to optimize the individual study and learning of the students.pt_PT
dc.identifier.tid201236800
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8480
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectDidática da percussãopt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectExercícios técnicopreparatóriospt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAutonomia do alunopt_PT
dc.subjectRelação professor-alunopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectMusic education
dc.subjectDidactic percussion
dc.subjectEducational practice
dc.subjectTechnical preparation exercises
dc.subjectReflection
dc.subjectAutonomy of the student
dc.subjectRelationship between teacher and student
dc.subjectMeaningful learning
dc.titleProposta de didática da percussão para o ensino especializado da músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AndreDias_2016.pdf
Size:
3.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: