Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A arte de fazer música em conjuntoPublication . Leal, António José Peixoto; Silva, David Alexandre Madureira Rocha da; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, JoaquimA temática deste trabalho centra-se na música de conjunto e de que forma é que esta pode potenciar aprendizagens de diversas tipologias, tendo como plano central a motivação para a prática de música em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto foi realizado um projeto de intervenção no Centro Cultural de Amarante, uma escola de ensino básico e secundário artístico, durante um período de quatro dias, durante a realização de um estágio da Orquestra de Sopros. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem. Seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos que participaram no estágio. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidenciam a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música.
- Proposta de didática da percussão para o ensino especializado da músicaPublication . Dias, André Filipe Pereira da Silva; Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, PauloEste relatório remete para o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. O presente relatório tem como principal objetivo ser um relatório reflexivo sobre toda a Prática Educativa, e está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão dos dados recolhidos acerca do contexto educativo do Conservatório de Música do Porto, com um enfoque na importância da comunidade educativa e relação professor-aluno no processo educativo dos alunos. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda toda componente prática do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto, com destaque para todo o trabalho realizado em contexto de sala de aula. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido. Este projeto teve como principal objetivo explorar uma ideia antiga sobre a conveniência da realização de exercícios preparatórios para a introdução, complemento técnico e desenvolvimento do repertório de instrumento. Esta proposta de didática faz parte das minhas práticas enquanto instrumentista e pedagogo. No âmbito do projeto, as conclusões obtidas permitem corroborar a pertinência da aplicabilidade desta ferramenta didática, como meio de otimizar o estudo individual e a aprendizagem dos alunos.
- Estatística espacial aplicada aos estudos de incidência de câncerPublication . Friestino, Jane Kelly Oliveira; Mendonça, Denisa; Oliveira, Pedro; Oliveira, Carla M.; Ferraz, Rosemeire de Olanda; Filho, Djalma de Carvalho Moreira; Oliveira, Carla MariaO Sistema de Informação Geográfica (SIG) como ferramenta em estudos epidemiológicos tem se tornado algo frequente na área da Saúde Coletiva. Em estudos sobre incidência de câncer, o uso da análise espacial ainda é incipiente no país, entretanto possuí grande potencial para auxílio nos modelos de planejamento em saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar um método empírico de análise de padrões espaciais para os casos de incidência de cânceres considerados raros que acometem a população com idades entre 0 e 19 anos, discutindo a aplicabilidade da estatística espacial e as possíveis utilizações da interpretação da disposição espacial dos eventos. Utilizou-se o SIG para georreferenciar as taxas de incidências de casos de cânceres de alguns grupos da Classificação Internacional de Câncer Infantil (CICI), ajustadas por idade e sexo, segundo os Centros de Saúde de suas residências. Foram estimadas as razões padronizadas de incidência (Standardized Morbidity Ratio-SMR). Para controlar a instabilidade das taxas devido ao pequeno número de casos, foi feita uma suavização pelo método Empirical Bayes. Comparando as taxas anuais, suavizadas pelo referido método Bayesiano, constatou-se diferenças entre elas quanto à distribuição espacial, com concentração destas nas regiões Sudoeste e Noroeste do município de Campinas. Conclui-se que o uso de estatística espacial como ferramenta de apoio à decisão, permite identificar a distribuição de casos de cânceres do grupo da CICI, contribuindo para o planejamento em saúde.