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Authors
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Abstract(s)
This report incorporates the curricular internship of the Master’s degree in Intercultural Studies for Business, from Porto Accounting and Business School. The internship was performed at Selina Porto, an international company originally from Panama.
As globalization provides a more efficient path to mobility meanwhile facilitating the search for information, the urge to travel and seek new cultures became intense. People from around the world engaged in the act of traveling more deeply than what was known previously. The backpacker phenomenon evolved into a lifestyle, as being a tourist simply was not fulfilling for this new generation of travelers.
This type of culture also leads to the transformation of organizational culture. As digital transformation takes over due to a market in need of change and innovation, the work regulation adapts itself to flexible schedules and remote work. In this specific case, the hotel chain Selina faced the need of adapting their business in order to respond to the new demand, assuming a new role.
The purpose of this report is to present and analyze my internship at Selina, as an example of creativity and innovation in the hospitality business. This company targets backpackers and digital nomads, creating a market strategy suitable not only for them but locals as well, by enhancing national cultures. A study, based on qualitative research, was conducted by analyzing solo travelers’ reviews on Booking – a reservation platform –, in order to better perceive what attracts this particular cluster of travelers and the vision conveyed by the company. Features such as location, staff and environment are decidedly the most attractive.
It is also proposed to depict in full detail the tasks and functions carried out throughout the internship, alluding to the evolution experienced, as well as the challenges and difficulties encountered due to Covid-19.
O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O mesmo foi desenvolvido na empresa hoteleira Selina, original do Panamá. O processo de globalização veio permitir uma mobilidade mais eficiente, ao mesmo tempo facilitando a procura e obtenção de informação. Sendo assim, a necessidade de viajar e conhecer novas culturas intensificou-se. Mundialmente, indivíduos serviram-se desta mudança e deram início a uma nova forma de viajar, diferente da realidade conhecida. O fenómeno da “mochila às costas” transformou-se num estilo de vida, uma vez que ser considerado turista já não era suficientemente gratificante para esta nova geração de viajantes. Este tipo de cultura também proporcionou uma transformação da cultura organizacional das empresas. Assim que a transformação digital veio tomar conta de um mercado na iminência da mudança. com a necessidade de inovar, a regulação do trabalho também se foi adaptando a horários mais flexíveis e trabalho remoto. Neste caso, a cadeia de hotéis viu a necessidade de adaptação como resposta à nova demanda, assumindo um novo papel. O principal objetivo deste caso de estudo é apresentar e analisar o Selina como um exemplo de criatividade e inovação no setor da hospitalidade. A empresa tem como público-alvo a nova identidade de viajantes e os nómadas digitais, criando uma estratégia de marketing adequada a ambos, assim como também aos locais, aprimorando a troca intercultural. Realizou-se um estudo qualitativo, através dos comentários realizados por viajantes individuais na Booking – uma plataforma de reservas –, contribuindo, assim, para a avaliação da empresa e dos seus clientes, concluindo que localização, staff e ambiente são os fatores mais atrativos. Além disso, este trabalho propõe-se a retratar detalhadamente as tarefas e funções desempenhadas ao longo do estágio, possibilitando a avaliação da evolução experienciada, assim como as dificuldades e desafios encontrados devido ao Covid-19.
O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O mesmo foi desenvolvido na empresa hoteleira Selina, original do Panamá. O processo de globalização veio permitir uma mobilidade mais eficiente, ao mesmo tempo facilitando a procura e obtenção de informação. Sendo assim, a necessidade de viajar e conhecer novas culturas intensificou-se. Mundialmente, indivíduos serviram-se desta mudança e deram início a uma nova forma de viajar, diferente da realidade conhecida. O fenómeno da “mochila às costas” transformou-se num estilo de vida, uma vez que ser considerado turista já não era suficientemente gratificante para esta nova geração de viajantes. Este tipo de cultura também proporcionou uma transformação da cultura organizacional das empresas. Assim que a transformação digital veio tomar conta de um mercado na iminência da mudança. com a necessidade de inovar, a regulação do trabalho também se foi adaptando a horários mais flexíveis e trabalho remoto. Neste caso, a cadeia de hotéis viu a necessidade de adaptação como resposta à nova demanda, assumindo um novo papel. O principal objetivo deste caso de estudo é apresentar e analisar o Selina como um exemplo de criatividade e inovação no setor da hospitalidade. A empresa tem como público-alvo a nova identidade de viajantes e os nómadas digitais, criando uma estratégia de marketing adequada a ambos, assim como também aos locais, aprimorando a troca intercultural. Realizou-se um estudo qualitativo, através dos comentários realizados por viajantes individuais na Booking – uma plataforma de reservas –, contribuindo, assim, para a avaliação da empresa e dos seus clientes, concluindo que localização, staff e ambiente são os fatores mais atrativos. Além disso, este trabalho propõe-se a retratar detalhadamente as tarefas e funções desempenhadas ao longo do estágio, possibilitando a avaliação da evolução experienciada, assim como as dificuldades e desafios encontrados devido ao Covid-19.
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Keywords
Backpacking culture Digital nomadism Creativity Innovation Cultura de mochila às costas Criatividade Nomadismo digital Inovação