Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorSousa, Joana Gomes de
dc.date.accessioned2017-01-03T16:40:58Z
dc.date.available2017-01-03T16:40:58Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este centra-se na descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica, nos contextos de creche e pré-escolar. Assim, tornou-se pertinente a articulação de referentes teóricos com a prática desenvolvida, de forma a promover uma postura coerente e indagadora. O relatório de estágio encontra-se sustentado na metodologia de investigação-ação, integrando utilização de diferentes processos essenciais, como a observação, planificação, ação e reflexão. Estes processos apoiaram o desenvolvimento do processo reflexivo de forma a compreender e a melhorar as práticas. Neste sentido, o presente relatório, tem como um dos principais objetivos possibilitar à mestranda a abordagem do seu percurso, evidenciando as suas aprendizagens e refletindo sobre as mesmas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação de infância. Perante esta metodologia, torna-se basilar que o educador de infância apresente um olhar observador e atento, de forma a compreender as caraterísticas das crianças, respeitando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, revelase importante que o educador se questione assiduamente e que tenha sempre presente que a formação não deve ser estanque, mas sim uma responsabilidade a desenvolver ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThis report on the professional qualification traineeship arises within the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Preschool Education. It focuses on the description, analysis and reflection on the master's student work along the pedagogical practice in the contexts of day care and preschool. Therefore, it has become pertinent an articulation between theoretical referents and developed practice, in order to promote a consistent and inquiring attitude. The traineeship report is sustained in action-research methodology, leading to the use of different essential instruments such as observation, planning, action and reflection. These tools support the development of a reflective process in order to understand and improve practice. In this sense, one of this report main objetive is to enable the graduate student to approach her route, showing her learning and reflecting on it, promoting her personal and professional development in the field of early childhood education. Given this methodology, it becomes fundamental that the kindergarten teacher develops an observer and watchful eye, in order to understand children characteristics, respecting their needs and interests. Thus it’s proved important the educator questions assiduously and has always present that training should not be an end, but a responsibility to develop lifelong.pt_PT
dc.identifier.tid201522373
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9095
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectChildhood Educationpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectChildhood educatorpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ Joana Sousa_2014.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: