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A InfluĂȘncia das Redes Sociais nos PadrĂ”es de Beleza

datacite.subject.fosGestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, José Duarte da Rocha
dc.contributor.authorMartins, Elisabete Pinho Fernandes
dc.date.accessioned2024-01-29T12:23:55Z
dc.date.embargo2025-12-15
dc.date.issued2023-11-20
dc.description.abstractImagem perfeita, corpo escultural, moda, sĂŁo temas que cada vez mais estĂŁo presentes nas redes socais. Como um canal de comunicação interativo e eficaz, as redes sociais sĂŁo cada vez mais utilizadas pelas empresas como forma de divulgação. Influenciadores digitais, atravĂ©s das suas vastas listas de seguidores conseguem chegar a pĂșblicos que, talvez, uma empresa por canais de comunicação convencionais, nunca chegaria. O presente estudo, tem o objetivo de perceber a influĂȘncia que as redes sociais e os seus influenciadores podem ter em relação aos padrĂ”es de beleza. A seguinte questĂŁo de investigação orienta o trabalho desenvolvido: “Os influenciadores das redes sociais condicionam os padrĂ”es de beleza?” O estudo empĂ­rico desenvolvido foi de cariz quantitativo com recurso a um questionĂĄrio online que permitiu obter 344 respostas vĂĄlidas. Estatisticamente utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, que permitiu confirmar dez hipĂłteses e verificar relaçÔes existentes entre quatro dos cinco construtos utilizados. Assim, concluiu-se que a confiança no influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereĂłtipo de gĂ©nero e para a formação do estereĂłtipo de beleza, assim como, aumenta a identificação com o influenciador e aumenta a satisfação corporal; a credibilidade do influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereĂłtipo de gĂ©nero e do estereĂłtipo de beleza, aumenta a identificação com o influenciador, aumenta a confiança no influenciador e tambĂ©m a satisfação corporal; a identificação com o influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereĂłtipo de gĂ©nero e do estereĂłtipo de beleza, assim como, aumenta a satisfação corporal; o estereĂłtipo de beleza apresentado nas redes sociais contribui para influenciar a satisfação corporal.pt_PT
dc.description.abstractPerfect image, sculptured body, fashion - these are themes that are increasingly present on social networks. As an interactive and effective communication channel, social networks are increasingly used by companies as a means of promotion. Digital influencers, through their vast lists of followers, are able to reach audiences that perhaps a company would never reach through conventional communication channels. This study aims to understand the influence that social networks and their influencers can have on beauty standards. The following research question guides the work carried out: "Do social media influencers influence beauty standards?" The empirical study was quantitative in nature, using an online questionnaire which produced 344 valid responses. Spearman's correlation coefficient was used statistically, confirming ten hypotheses and verifying relationships between four of the five constructs used. It was thus concluded that trust in the influencer on social media contributes to the formation of the gender stereotype and the formation of the beauty stereotype, as well as increasing identification with the influencer and body satisfaction; the credibility of the influencer on social media contributes to the formation of the gender stereotype and the beauty stereotype, increases identification with the influencer, increases trust in the influencer and also body satisfaction; identification with the influencer on social media contributes to the formation of the gender stereotype and the beauty stereotype, as well as increasing body satisfaction; the beauty stereotype presented on social media contributes to influencing body satisfaction.pt_PT
dc.identifier.tid203486315pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24779
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectInfluenciadorespt_PT
dc.subjectPadrÔes de belezapt_PT
dc.subjectImagem perfeitapt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectBeauty standardspt_PT
dc.subjectInfluencerspt_PT
dc.subjectThe perfect image.pt_PT
dc.titleA InfluĂȘncia das Redes Sociais nos PadrĂ”es de Belezapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctPara ser possível efetuar publicação em revistas científicas ou em congressos científicospt_PT
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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