Repository logo
 
Publication

Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno

dc.contributor.advisorAlves, Jorge Miguel da Costa
dc.contributor.advisorVeitch, Hazel
dc.contributor.authorBandeira, Filipa Paulo
dc.date.accessioned2021-09-24T09:31:28Z
dc.date.available2021-09-24T09:31:28Z
dc.date.issued2021-07-29
dc.description.abstractO presente relatório da prática de ensino Supervisionada aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto ao longo do ano letivo de 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é feita uma caracterização da instituição e no segundo capítulo são relatadas todas as atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo é descrito o projeto de investigação-ação realizado no Conservatório de Música do Porto, que visa estudar o uso da prática de escalas como ferramenta de otimização e correção de problemas técnicos da viola d’arco. É apresentado todo o processo realizado, uma análise dos resultados obtidos e a relevância para os alunos do ensino especializado da música. Para terminar, será realizada uma reflexão final.pt_PT
dc.description.abstractThis report of the Supervised teaching practice addresses the activities developed at the Conservatório de Música do Porto throughout the academic year of 2018/2019, within the scope of the Master's degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. In the first chapter a characterization of the institution is made and in the second chapter all the activities developed during the practice of supervised teaching are reported. The third chapter describes the research project carried out at the Conservatório de Música do Porto, which aims to study the use of the practice of scales as a tool for optimizing and correcting technical problems on the viola. The whole process is presented, an analysis of the results is made showing the relevance for students of specialized music teaching. At the end, a final reflection will be held.pt_PT
dc.identifier.tid202758079pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18534
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de escalaspt_PT
dc.subjectViolapt_PT
dc.subjectEnsino especializado da músicapt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectPractice of scalespt_PT
dc.subjectSpecialized music teachingpt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleOtimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do alunopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Viola d' arcopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Filipa_Bandeira_MEM_2021.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: