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A relevância da inserção e do acolhimento na cultura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso
datacite.subject.fos | Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de | |
dc.contributor.author | Freitas, Ana Taís Goés | |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T10:34:39Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T10:34:39Z | |
dc.date.issued | 2024-10-22 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação levanta a problemática da inserção e do acolhimento dos novos servidores públicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT). Passar em um concurso público ainda é considerado um sonho realizado para muitas pessoas e os desafios somados às expectativas de um novo ambiente de trabalho traz insegurança aos iniciantes na carreira do serviço público. A administração pública seguindo as boas práticas da cultura organizacional deve estar preparada para inserir e acolher essa força de trabalho renovada. O objetivo geral deste trabalho é verificar a relevância da inserção e do acolhimento de novos servidores públicos no ambiente organizacional do IFMT, contribuindo para a escolha e aplicação de boas práticas institucionais. Para atender o objetivo geral foram identificados quatro objetivos específicos: (1) Identificar se há processo de acolhimento e inserção na instituição; (2) Identificar a percepção dos servidores sobre o processo de integração e socialização na instituição; (3) Mensurar o nível de satisfação dos servidores acerca do tema; (4) Propor para a pró-reitoria da gestão de pessoas melhorias que possam ser implementadas nos departamentos. Para atender as questões de investigação foi aplicada uma pesquisa aprovada no comitê de ética (CAAE) nº 73345723.7.0000.8055. A pesquisa foi de natureza não experimental exploratória, transversal, através de um estudo de caso, recorrendo a um questionário com variáveis qualitativas e quantitativas. As ferramentas de apoio foram o Excel, R Studio e o CANVA. O reflexo da análise dos dados resultou na criação de um vídeo para publicitação de ferramentas existentes, mas subutilizadas e a criação de um manual que funcionará como o ponto de partida para se ter gestores e profissionais de recursos humanos mais preparados na tarefa de recepcionar novos membros. | pt_PT |
dc.description.abstract | This dissertation raises the issue of the integration and welcoming of new civil servants at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT). Passing a public examination is still considered a dream come true for many people and the challenges added to the expectations of a new work environment bring insecurity to those starting out in a public service career. Following good organizational culture practices, the public administration must be prepared to integrate and welcome this new workforce. The general objective of this work is to verify the relevance of the integration and welcoming of new civil servants into the IFMT organizational environment, contributing to the choice and application of good institutional practices. In order to meet the general objective, four specific objectives were identified: (1) Identify whether there is a welcoming and integration process in the institution; (2) Identify the perception of civil servants about the integration and socialization process in the institution; (3) Measure the level of satisfaction of civil servants on the subject; (4) Propose improvements that can be implemented in the departments to the Dean of People Management. To answer the research questions, the study was approved by the ethics committee (CAAE) No. 73345723.7.0000.8055. The research was of a non-experimental, exploratory, cross-sectional nature, through a case study, using a questionnaire with qualitative and quantitative variables. The support tools were Excel, R Studio and CANVA. The data analysis resulted in the creation of a video to publicize existing but underused tools and the creation of a manual that will act as a starting point for managers and human resources professionals to be better prepared for the task of welcoming new members. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203749057 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26760 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_PT |
dc.subject | Socialização | pt_PT |
dc.subject | Inserção | pt_PT |
dc.subject | Acolhimento | pt_PT |
dc.subject | Servidores públicos | pt_PT |
dc.subject | Organizational culture | pt_PT |
dc.subject | Socialization | pt_PT |
dc.subject | Public employees | pt_PT |
dc.subject | Insertion | pt_PT |
dc.subject | Reception | pt_PT |
dc.title | A relevância da inserção e do acolhimento na cultura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos | pt_PT |