Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorCorreia, Carlos Jorge de Sá Pinto
dc.contributor.authorTeixeira, Mariana Filipa Neves
dc.date.accessioned2016-01-18T14:40:45Z
dc.date.available2016-01-18T14:40:45Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge como forma de explanar o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica, pois o período de estágio apresenta-se como uma oportunidade fulcral para o desenvolvimento e experimentação de métodos e estratégias que colocam, muitas vezes, em questão conceções e preconceitos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Sendo que os estagiários necessitam de oportunidades que contribuam “para a construção da sua própria aprendizagem” (Portugal, 2012, p. 100). Este contém análises e reflexões das práticas desenvolvidas e opções tomadas durante o estágio, tendo por base uma metodologia de investigação-ação na medida em que o trabalho realizado direcionou-se para a necessidade de transformação social. Neste sentido fomentou-se o questionamento reflexivo para melhoramento das práticas. Este estágio foi realizado em díade e apoiado em estratégias como as narrativas colaborativas, as planificações semanais, a avaliação reguladora e a supervisão. O presente encontra-se dividido em duas componentes, uma mais teórica, à qual se convoca autores e documentos legais para fundamentar a componente seguinte que é mais prática, onde se analisa as práticas desenvolvidas ao longo do ano letivo.pt_PT
dc.description.abstractThe actual internship report of professional qualification arises as a way to explain the work performed during the pedagogical practice, because the internship period presents like one major opportunity for the development and experimentation of methods and strategies that, many times, oppose to conceptions and judgments inherent to the teach-learning process. Interns need opportunities that contribute “to the construction of their own apprenticeship” (Portugal, 2012, p. 100). This report has analysis and meditations of the developed practices and choices made over the internship, having as a base a methodology of research-action according to the work performed that has been directed to the requirement of social transformation. In that way, has been promoted the reflexive questioning for the practices improvement. This traineeship was done in dyad and supported in strategies like collaborative narratives, weekly lesson plans, regulatory valuations and supervision. The present document is divided in two components, one more theoretical, in which authors and legal documents are summoned to justify the next component that is more practical, where the developed practices from the academic year are analyzed.pt_PT
dc.identifier.tid201165813
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7412
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subjectModelos curriculares
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectFormação Contínua
dc.subjectCurriculum models
dc.subjectAction-research
dc.subjectTraining
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágio de Qualificação Profissional (Fase intercalar do Estágio)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RM_MarianaTeixeira_2013.pdf
Size:
2.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: