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Abstract(s)
O objetivo deste trabalho é avaliar a importância dos stakeholders, particularmente, o caso dos
comerciantes locais, que correspondem à recente reformulação da “marca” Porto, enquanto cidade, que
resultou na nova imagem “Porto.”, implementada em Setembro de 2014. Visto ser um tema recente,
recorreu-se à revisão de literatura para verificar se existe ou não importância na integração desta
população, através de um processo de branding conjunto, em parceria com quem na prática empreende a
marca. Seguiu-se uma análise mais objetiva, onde se selecionou uma amostra por conveniência, sobre o
critério de acessibilidade e ainda realizando um convite para entrevista, junto da organização responsável
pelo desenvolvimento da marca, que impremeditávelmente foi declinado. Contudo, prosseguiu-se com o
apropositado ingrediente da matéria em pesquisa, que talvez possa responder à desconformidade da
organização em prestar esclarecimento. Deste modo, do elemento a ser investigado identificam-se
quarenta e um negócios, de diferentes segmentos de mercado (alojamentos turísticos, restauração,
garrafeiras e lojas de artesanato local), com uma média de cinco funcionários cada e localizadas na zona
histórica da cidade do Porto. Em colaboração com os mesmos, foi produzido um questionário pessoal
com os proprietários de cada organização investigada. Daqui resultou o nível de familiaridade,
motivações e desejos, assim como nível de envolvimento, aproveitamento e aplicação destes stakeholders,
imprenscindíveis à marca. Descobrindo-se que independentemente da consciência sobre a existência de
uma marca e de um bom nível de reconhecimento, após o seu lançamento, isto não se correlaciona com
o comprometimento disponibilizado por parte de quem a gere, nomeadamente comunicação
direcionada para os stakeholders locais. Verificando-se uma incongruência quanto ao empreendimento do
conceito de branding colaborativo, identificado na literatura e ao qual se atribuí uma aplicabilidade
proveitosa.
Description
Keywords
Place marketing Branding colaborativo Branding Stakeholders
