Repository logo
 
Publication

Beneficiação e manutenção de obras rodoviárias afetas ao município do Porto

datacite.subject.fosInfraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorJacob, Ângelo Manuel Gonçalves
dc.contributor.authorSoares, Hélder André Moreira
dc.date.accessioned2016-12-05T15:03:01Z
dc.date.available2016-12-05T15:03:01Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA Rede Fundamental Rodoviária, com uma extensão de dezasseis mil e quinhentos quilómetros, permite não só o desenvolvimento socioeconómico como a crescente mobilidade do país. Na medida de colmatar as atuais necessidades ligadas às infraestruturas rodoviárias e pedonais surgem as temáticas da reabilitação, a conservação e a manutenção. O presente relatório consiste, tal como o tema sugere, no estudo de beneficiações e manutenções de obras rodoviárias afetas ao Município do Porto e apoia-se em duas grandes vertentes: o projeto e o acompanhamento de obra. Numa primeira fase elaborou-se um projeto, de baixa complexidade e de grande importância, e acompanharam-se obras que permitiram uma grande retenção de conhecimento. Numa segunda fase procedeu-se ao dimensionamento de uma beneficiação, acompanharam-se obras rodoviárias de maior complexidade e verificou-se, em laboratório, a conformidade de materiais de pavimentação. Pretende-se, então, com este relatório, que se desenvolvam conceitos ligados às infraestruturas rodoviárias e não menos importante, às pedonais e ciclovias. Salienta-se que apesar das infraestruturas viárias serem dimensionadas para uma garantia de satisfação de utilizadores acabam por ser bastante variáveis ao longo do tempo. Surgem então os temas acima apresentados, que atuam nas infraestruturas de forma a garantirem novos períodos de vida para os pavimentos, na medida de minimizar a inconstância das necessidades. O presente documento inclui todos os elementos base que fundamentam os estudos de caso realizados e um dimensionamento expedito acompanhado de uma folha de cálculo automático. O relatório, elaborado no âmbito do estágio do Mestrado de Engenharia Civil, permitiu dar a conhecer e compreender processos de projetos de reabilitação de pavimentos rodoviários, particularmente em ambiente urbano, bem como fazer o acompanhamento diário de obras de construção e o respetivo controlo de qualidade, em regime laboratorial.pt_PT
dc.description.abstractThe fundamental road network, with an extension of sixteen thousand five hundred kilometers, allows for the socio-economic development as an increasing mobility of the country. In order to fulfill the current needs related to road and pedestrian infrastructure, the issues of rehabilitation, conservation and maintenance arise. As the theme suggests, this paper studies road works improvement and maintenance in Porto. It relies on two main aspects: the project and construction work monitoring. Initially, a project of low complexity but of great importance was elaborated, following construction works that allowed for greater knowledge retention. The second phase was carried out to design an improvement, following complex road works and finally verifying, in the lab, the compliance of paving materials. This report intends to develop road infrastructure related concepts as well as the pedestrian and cycle paths. It is noted that despite the road infrastructure being designed for the user’s guaranteed satisfaction, it ends up as being quite variable over time. In this way, the theme talked above arises in order to ensure new floor life periods, as a way to minimize the variability of needs. This document includes all the basic elements underlying the case study and a expeditious dimensioning accompanied by an automatic spreadsheet. This report, elaborated during the Civil Engineering Master's internship, allowed to learn and understand rehabilitation projects and road pavement processes, particularly in an urban environment, as well as to do the daily monitoring of construction works and the appropriate quality control in a laboratory system.pt_PT
dc.identifier.tid201345480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8721
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBeneficiaçãopt_PT
dc.subjectReabilitaçãopt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectReciclagem de pavimentospt_PT
dc.subjectMisturas betuminosaspt_PT
dc.subjectCamadas granularespt_PT
dc.subjectDimensionamentopt_PT
dc.subjectPortopt_PT
dc.subjectImprovementpt_PT
dc.subjectRehabilitationpt_PT
dc.subjectMaintenancept_PT
dc.subjectRoad Pavementspt_PT
dc.subjectFlooring recyclingpt_PT
dc.subjectBituminous mixturespt_PT
dc.subjectGranular layerspt_PT
dc.subjectDimensioningpt_PT
dc.titleBeneficiação e manutenção de obras rodoviárias afetas ao município do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_HelderSoares_2016_MEC.pdf
Size:
18.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: