Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCouto, Ângela Maria Pinto do
dc.contributor.authorMarques, Sara Raquel Fangueiro
dc.date.accessioned2018-06-05T13:29:04Z
dc.date.available2018-06-05T13:29:04Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. As páginas deste relatório refletem o trajeto de formação desenvolvido, não só ao longo do último ano deste ciclo de estudos, mas também evidenciam a construção contínua de uma atitude investigativa e reflexiva, desenvolvida através da licenciatura e do mestrado. Esta construção e reflexão só foi possível através de um cruzamento entre a prática e a teoria, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos. Com este trabalho, pretende-se em primeira instância analisar o quadro teórico e legal que sustentam a profissionalização docente e a prática pedagógica e em segundo lugar refletir sobre percurso formativo da mestranda nos diferentes contextos, ao longo da prática de ensino supervisionada e a forma como essa análise possibilitou a construção e o amadurecimento de saberes profissionais. O Relatório de Estágio apresenta ainda uma dimensão investigativa desenvolvida no decorrer do estágio, através da exploração de um projeto de investigação no âmbito da Resolução de Problemas e da Contextualização da Aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe present Internship Report was elaborated under the Unit the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. The pages of this report reflect the training course developed, not only during the last year of this cycle of studies, but also evidence the continuous construction of an investigative and reflexive attitude, developed through the degree and the master's degree. This construction and reflection was only possible through a cross between practice and theory, mobilizing scientific, pedagogical and didactic knowledge. This work intends to analyze in the first instance the theoretical and legal framework that sustains teacher professionalization and pedagogical practice and secondly to reflect on the training course of the masters in different contexts, along supervised teaching practice and how This analysis allowed the construction and maturation of professional knowledge. The Internship Report also has an investigative dimension developed during the internship, through the exploration of a research project in the scope of Problem Solving and the Contextualization of Learning.pt_PT
dc.identifier.tid201925532
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11723
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectContextualizaçãopt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectTeaching-Learningpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectContextualizationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativeSer professora: uma eterna aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino do 1º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraMarques_2017.pdf
Size:
12.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: