Repository logo
 
Publication

Intervenção em situações de violência e indisciplina em alunos do ensino básico: Estudo de Caso

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto
dc.contributor.authorMartins, Rita Isabel Xará Coelho
dc.date.accessioned2015-11-12T15:50:44Z
dc.date.available2015-11-12T15:50:44Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA indisciplina e a violência em contexto escolar têm sido uma preocupação social crescente e um assunto amplamente discutido sob diversas perspetivas. Pela complexidade de que se revestem e amplitude de implicações que acarretam, nomeadamente o insucesso escolar e as consequências psicossociais e individuais inerentes, os problemas ao nível do comportamento exigem cada vez mais uma resposta eficaz da comunidade escolar, que vê o seu funcionamento diário ser prejudicado. A acumulação de processos disciplinares evidencia a ineficácia dos sistemas punitivos, pelo que se impõe uma alternativa eficaz. Neste trabalho procuramos apresentar um programa de intervenção comportamental de caráter preventivo e que tem revelado eficácia em diversos contextos escolares. Pelo seu carácter proativo e cientificamente fundamentado, o sistema PBIS (Positive Behavioral Interventions and Supports) apoia-se em princípios da Psicologia Positiva e em dados empíricos e oferece um quadro operacional adaptável a qualquer instituição escolar. O estudo de caso apresentado apresenta intervenções de nível dois e três que, mesmo sem a implementação do nível um de base, revelaram resultados bastante positivos, pelo que há evidências de que seria benéfico para as escolas a introdução destes sistemas no combate diário, constante e preocupante à indisciplina.pt_PT
dc.description.abstractThe indiscipline and violence in schools have been a growing social concern and a subject widely discussed from various perspectives. The complexity of which involve and range of implications that result, such as school failure and inherent individual and psychosocial consequences, these behavior problems increasingly require an effective response from the school community, who sees his daily functioning impaired. The accumulation of disciplinary proceedings highlights the ineffectiveness of punitive systems, so there must be an effective alternative. In this paper we present a preventive program of behavioral intervention that has revealed efficacy in various school contexts. By his proactive and scientifically based character, the PBIS system (Positive Behavioral Interventions and Supports) is based on principles of Positive Psychology and on empirical data, offers adaptability to any educational institution operational framework. The case study presents interventions to levels two and three that, even without the implementation of level one base, showed very positive results, so there is evidence that it would be beneficial for schools to introduce these systems in daily, constant and worrying indiscipline fighting.pt_PT
dc.identifier.tid201217210
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6852
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectviolênciapt_PT
dc.subjectviolencept_PT
dc.subjectindisciplina
dc.subjectinsucesso escolar
dc.subjectPBIS
dc.subjectdiscipline
dc.subjectschool failure
dc.subjectPBIS
dc.titleIntervenção em situações de violência e indisciplina em alunos do ensino básico: Estudo de Casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RitaXaraMartins_2014.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: