Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorCosta, Susana Ferreira da
dc.date.accessioned2018-01-05T12:04:39Z
dc.date.available2018-01-05T12:04:39Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete todo o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada nos referidos níveis de educação, assim como, os saberes e as competências profissionais construídas. A metodologia adotada nas práticas foi a metodologia de investigação-ação, que se desenvolveu através de ciclos interativos e dinâmicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que implicou a adoção de uma postura reflexiva e indagadora. Acresce que, para o desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram, de igual modo, mobilizados pressupostos teóricos e legais, comuns a ambos os níveis de educação, como é exemplo o construtivismo e o socioconstrutivismo, assim como outros específicos a cada um dos mesmos. Procurou-se, desta forma, desenvolver atividades, nas quais as crianças, implicadas na ação, construíssem, de modo ativo e significativo, o seu conhecimento. Por último, é importante ressalvar que os estágios desenvolvidos, colaborativamente, permitiram dar início à construção da identidade profissional, como docente generalista, que se apresenta como a base para a ação profissional futurapt_PT
dc.description.abstractThis internship report presents itself as a partial requirement for the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. It reflects all the work developed on the Supervised Educational Practice in the educational levels mentioned, as well as, the knowledge and professional skills built. The adopted methodology in the practices was the research-action methodology, which was build up through interactive and dynamic cycles of observation, planning, action, reflection and evaluation, which entailed the establisment of a reflective and inquisitive posture. In addition, for the development of the Supervised Educational Practice, in Preschool and 1st CEB Basic Education context, were mobilized theoretical and legal assumptions, common to both educational levels, as is an example the constructivism and socioconstructivism, as other specific to each one of them. It was sought the development of activities, in which the children, involved in the action, built up, in an active and meaningful way, their knowledge. Finally, it is important to highlight that the internships developed, collaboratively, allowed the construction of the professional identity, as a generalist teacher, which presents itself as a basis to the future professional action.pt_PT
dc.identifier.tid201823276
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10697
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectMetodologia de Investigação-Açãopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectDual profilept_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Susana Costa_2017.pdf
Size:
2.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: