Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Planeamento e gestão de obra na aplicação do sistema de deslize de quadro de betão por pressão hidráulica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_5564_v4.pdf14.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A dissertação inicia-se pela apresentação da via-férrea com o intuito de dar a conhecer a história desta infraestrutura de transporte que permite a circulação de pessoas e bens por todo o mundo, apresentando e descrevendo as características técnicas da via que servem de base à aplicação do método construtivo de deslize por pressão hidráulica de quadros de betão. Ao longo do trabalho é feita a apresentação de várias metodologias para a construção de passagens inferiores rodoviárias, diferentes do objeto de estudo, explicando cada uma e apresentando as suas características. É feita uma abordagem à forma como é realizado o cálculo dos elementos de betão e do sistema de suspensão do método de deslize por pressão hidráulica com a apresentação do enquadramento regulamentar para o dimensionamento estrutural. O foco de estudo desta dissertação é a construção da passagem inferior para tráfego ligeiro (PITL) 309+902 na linha do Norte onde, com o acompanhamento do corpo técnico da obra e o estudo realizado, foi possível ao longo de várias semanas recolher e analisar dados sobre as várias atividades executadas. Foram as tarefas de escavação, contenções, interdições, montagem e desmontagem da estrutura de suspensão de via, construção do quadro de betão e o seu deslize com recurso ao sistema hidráulico criado para o efeito entre outras atividades que permitiram a análise dos tempos e recursos necessários para a execução dos trabalhos envoltos nesta tipologia de obra. O estudo realizado é importante para uma correta gestão deste tipo de obra possibilitando assim prever os tempos necessários para execução dos vários trabalhos associados e mitigar problemas que possam surgir numa obra com a mesma tipologia. Apresentam-se, por último, os dados extraídos do estudo realizado com o tratamento no software de gestão MS Project da Microsoft, na qual foi possível a construção de um cronograma de trabalhos em forma de Diagrama de Gant onde se pode ver a duração das várias atividades referentes ao deslize por pressão hidráulica , foi ainda elaborado um mapa dos recursos utilizados e um cronograma financeiro este último construído com valores de custo unitário criados apenas de forma exemplificativa sem qualquer base no caso real.
This dissertation begins with the presentation of the railway with the aim of making known the history of this transport infrastructure that allows the movement of people and goods throughout the world, presenting and characterizing the technical characteristics of the track that serve as the basis to the application of the construction method of hydraulic pressure sliding of concrete frames studied in this document. Throughout the work, several variant methodologies for the construction of road underpasses different from the object of study are presented, addressing each one and presenting its characteristics. An approach is made to the way in which the calculation of concrete elements and the suspension system of the method under study is carried out, with the presentation of the regulatory framework for the calculations, the loads and actions to be considered. The study focus of this dissertation is the construction of the underpass for light traffic (PITL) 309+902 on the Northern line where, with the monitoring of the work's technical staff and the study carried out, it was possible over several weeks to collect and analyze data on the various activities performed. These were the tasks of excavation, containment, interdictions, assembly and disassembly of the track suspension structure, construction of the concrete frame and its sliding using the hydraulic system created for this purpose, among other activities that allowed the analysis of the time and resources required. for carrying out the work involved in this type of work. The study carried out is important for the correct management of this type of work, thus making it possible to predict the times required to carry out the various associated works and mitigate problems that may arise in a work with the same typology. Lastly, data extracted from the study carried out using Microsoft's MS Project management software is presented, where it was possible to construct a work schedule in the form of a Gant Diagram where the duration of the various activities related to the slip can be seen. by hydraulic pressure, a map of the resources used and a financial schedule were also drawn up, the latter constructed with unit cost values created only as an example without any basis in the real case.

Description

Keywords

Railway Hydraulic pressure slide PITL 309+902 Planning and management MS Project Work schedule Resource map Financial schedule Via-férrea Deslize por pressão hidráulica Planeamento e gestão Cronograma de trabalhos Mapa de recursos Cronograma financeiro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License