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Impacto da Avaliação Externa (AEE) em dois Agrupamentos da área concelhia do Porto: Um estudo exploratório baseado em análise documental

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Abstract(s)

As escolas, enquanto sistemas sociais, estão em constante processo de mudança e adaptação aos contextos em que se inserem e, nesse sentido, como refere Azevedo (2005, p. 16), são sempre “muito mais complexas do que os instrumentos de que dispomos para as avaliar”. No entanto, podemos “sempre tentar”, iniciar um processo de melhoria, em que se exige capacidade de adaptação à “aprendizagem”. Neste sentido, surge a importância da avaliação externa das escolas (AEE) e a necessidade de averiguar a efetividade da sua ação na promoção da melhoria do sistema educativo e das escolas enquanto “unidades críticas” desse mesmo sistema. Ao nível metodológico, optamos por um estudo qualitativo, focado em pesquisa e análise documental e o objeto de estudo, direcionou-se para a compreensão do processo de melhoria das escolas, após terem sido sujeitas à avaliação externa, visando assim contribuir para o conhecimento do “impacto da avaliação externa em dois agrupamentos da área concelhia do Porto”. A análise sustentou-se na recolha de informações constantes dos relatórios de avaliação externa, elaborados pela Inspeção- Geral da Educação e Ciência (IGEC) e dos documentos elaborados pelos Agrupamentos de escolas, tendo por objetivo reunir informação que possibilitasse detetar mudanças na organização pedagógica e nos respetivos processos de autoavaliação, bem como no planeamento das ações de melhoria subsequentes ao Programa de Avaliação Externa (AEE). Os resultados evidenciam a mais-valia da articulação entre as duas avaliações (interna/externa) e, desta última, enquanto instrumento ao serviço da melhoria da “qualidade da educação” e da “melhoria da eficácia das escolas”.
Schools, as social systems are constantly changing and adapting to the contexts in which they are inserted and, as Azevedo (2005, p. 16) points out, are always "far more complex than the instruments at our disposal to evaluate them". However, we can "always try", start a process of improvement, which requires adaptability to "learning." In this sense, the importance of the external evaluation of schools (AEE) arises and also the need to investigate the effectiveness of its action in promoting the improvement of the education system and schools as "critical units" of this same system. At the methodological level, we opted for a qualitative study, focused on research and documentary analysis, and the object of study, was directed to the understanding the process of improvement of schools, after having been subjected to external evaluation, in order to contribute to the knowledge of the "Impact of external evaluation on two groups of the urban area of Porto". The analysis was based on the collection of information contained in the external evaluation reports prepared by the General Inspection of Education and Science (IGEC) and the documents prepared by the School Groups, with the purpose of gathering information that could detect changes in the pedagogical organization and In their respective self-assessment processes, as well as in the planning of subsequent improvement actions to the External Evaluation Program (AEE). The results show the added value of the articulation between the two evaluations (internal / external) and of the latter, as an instrument to improve "quality of education" and "improvement of school effectiveness".

Description

Keywords

Avaliação Avaliação externa Autoavaliação Melhoria Qualidade Assessment External evaluation Self-assessment Improvement Quality

Pedagogical Context

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Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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