Repository logo
 
Publication

A relevância do wayfinding no espaço escola: o caso do estudo da Escola Secundária Augusto Gomes

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSerapicos, Pedro
dc.contributor.advisorQuelhas, Vítor
dc.contributor.authorSilva, Jorge Miguel Pontes
dc.date.accessioned2020-01-20T10:47:30Z
dc.date.available2020-01-20T10:47:30Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractEntusiasmados com a compreensão da relevância do design na orientação espacial e com o desenho de um programa de comunicação pictográfico no contexto escolar, adotamos a Escola Secundária Augusto Gomes como caso de estudo para a realização desta investigação. Deste modo, propomos refletir sobre a forma como os sistemas Wayfinding podem contribuir para uma melhoria da experiência de orientação em edificios públicos. Focados na comunicação visual, tivemos a intenção de aprofundar conhecimentos em torno do desenho de pictogramas, metodologias projetuais e características específicas desta tipologia de objeto gráfico. Neste contexto, sentimos a necessidade de compreender o estado da arte e as aplicaçoes decorrentes dos vários suportes disponiveis na atualidade. No final, resulta deste processo um exercicio que procura dar respostas a estas problemáticas, assim como a valorização do espaço, a relação com a comunidade escolar e o dominar, confiadamente, esta disciplina do design de comunicaçao.pt_PT
dc.description.abstractExcited with understanding the relevance of design in spatial orientation and the design of a pictographic communication program in the school context, we chose the Augusto Gomes Secondary School as a case study for this research. Thus, we propose to reflect on how wayfinding systems can contribute to an improved orientation experience in public spaces. Focused on visual communication, we intended to deepen knowledge around the design of pictograms, design methodologies and specific characteristics of this graphic object typology. ln this context, we feel the need to understand the literary references and the applications arising from the communication diversity available today. In the end, this process results in an exercise that demand to provide answers to these problems, as well as the valorization of space, the relationship with the school community and the mastery of this discipline of Communication Design.pt_PT
dc.identifier.tid202366731pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15323
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectWayfindingpt_PT
dc.subjectPictogramapt_PT
dc.subjectOrientação no espaçopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPictogrampt_PT
dc.subjectSpacial orientationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleA relevância do wayfinding no espaço escola: o caso do estudo da Escola Secundária Augusto Gomespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Designpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JorgeSilva_2019.pdf
Size:
26.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: