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A Qualidade: a evolução do conceito

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Como refere Ramos Pires1, “toda a gente é a favor de uma boa qualidade e contra uma má qualidade”. Qualquer empresa existe para satisfazer os seus clientes, e portanto todas têm em comum objetivos em relação à qualidade. No entanto, nem sempre as empresas conseguem atingir estes objetivos acabando por fornecer produtos e/ou serviços que não conseguem satisfazer os consumidores. As preocupações com a qualidade sempre existiram, fazem parte da natureza humana. Desde que o Homem existe que a qualidade tem uma importância vital para a sua sobrevivência. Só os melhores tinham capacidade para sobreviverem, ou seja, os que melhor caçavam, os que melhor escolhiam os alimentos, os que melhor se protegiam, etc. Na atualidade pode-se estabelecer um paralelo pois a qualidade continua a ter uma grande importância para a sobrevivência das empresas, ou seja, para o bem-estar das pessoas que nelas trabalham e para a sociedade onde se encontram. É necessário que os clientes fiquem satisfeitos para que repitam a compra. A dificuldade que se coloca às empresas é o que fazer para conseguir satisfazer os seus clientes quando o seu entendimento sobre o que é qualidade é tão variável.

Description

Texto da lição para prestação de provas públicas de avaliação de competência pedagógica e técnico-científica no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto, no âmbito do regime transitório previsto no nº 9 do artigo 6º e do nº 1 do artigo 21º do Decreto-Lei nº 207/2009, de 31 de Agosto, com as alterações introduzidas pela Lei nº 7/2010, de 13 de Maio.

Keywords

Gestão Qualidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

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