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Authors
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Abstract(s)
Como refere Ramos Pires1, “toda a gente é a favor de uma boa qualidade e contra uma
má qualidade”. Qualquer empresa existe para satisfazer os seus clientes, e portanto todas
têm em comum objetivos em relação à qualidade. No entanto, nem sempre as empresas
conseguem atingir estes objetivos acabando por fornecer produtos e/ou serviços que não
conseguem satisfazer os consumidores.
As preocupações com a qualidade sempre existiram, fazem parte da natureza humana.
Desde que o Homem existe que a qualidade tem uma importância vital para a sua
sobrevivência. Só os melhores tinham capacidade para sobreviverem, ou seja, os que
melhor caçavam, os que melhor escolhiam os alimentos, os que melhor se protegiam, etc.
Na atualidade pode-se estabelecer um paralelo pois a qualidade continua a ter uma
grande importância para a sobrevivência das empresas, ou seja, para o bem-estar das
pessoas que nelas trabalham e para a sociedade onde se encontram. É necessário que os
clientes fiquem satisfeitos para que repitam a compra. A dificuldade que se coloca às
empresas é o que fazer para conseguir satisfazer os seus clientes quando o seu
entendimento sobre o que é qualidade é tão variável.
Description
Texto da lição para prestação de provas públicas de avaliação de
competência pedagógica e técnico-científica no Instituto Superior
de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do
Porto, no âmbito do regime transitório previsto no nº 9 do artigo
6º e do nº 1 do artigo 21º do Decreto-Lei nº 207/2009, de 31 de
Agosto, com as alterações introduzidas pela Lei nº 7/2010, de 13 de Maio.
Keywords
Gestão Qualidade
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto