Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Formação alternativa no ISCAPPublication . Lemos Costa, PaulaO Ensino Superior Politécnico deve aproveitar o Processo de Bolonha para assumir um papel de relevo na resposta às necessidades do mercado de trabalho, seja através da adequação dos planos curriculares das suas licenciaturas e mestrados às reais necessidades dos empregadores, seja através da realização de formações que permitam aos trabalhadores no activo ou no desemprego aumentar, actualizar, diversificar e aprofundar os seus conhecimentos, para melhorarem a sua empregabilidade e melhor competirem a nível nacional e internacional, de modo a constituirem uma mais valia para as organizações onde trabalham. O ISCAP tentou já essa via com sucesso, com a oferta de dois cursos, um na área da contabilidade e fiscalidade e outro na área da tradução.
- A Qualidade: a evolução do conceitoPublication . Lemos Costa, PaulaComo refere Ramos Pires1, “toda a gente é a favor de uma boa qualidade e contra uma má qualidade”. Qualquer empresa existe para satisfazer os seus clientes, e portanto todas têm em comum objetivos em relação à qualidade. No entanto, nem sempre as empresas conseguem atingir estes objetivos acabando por fornecer produtos e/ou serviços que não conseguem satisfazer os consumidores. As preocupações com a qualidade sempre existiram, fazem parte da natureza humana. Desde que o Homem existe que a qualidade tem uma importância vital para a sua sobrevivência. Só os melhores tinham capacidade para sobreviverem, ou seja, os que melhor caçavam, os que melhor escolhiam os alimentos, os que melhor se protegiam, etc. Na atualidade pode-se estabelecer um paralelo pois a qualidade continua a ter uma grande importância para a sobrevivência das empresas, ou seja, para o bem-estar das pessoas que nelas trabalham e para a sociedade onde se encontram. É necessário que os clientes fiquem satisfeitos para que repitam a compra. A dificuldade que se coloca às empresas é o que fazer para conseguir satisfazer os seus clientes quando o seu entendimento sobre o que é qualidade é tão variável.