Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorBarbosa, Sara Isabel Ferrás
dc.date.accessioned2016-05-18T14:50:25Z
dc.date.available2016-05-18T14:50:25Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório – requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – reflete os conhecimentos desenvolvidos, assentes num quadro teórico e concetual construído ao longo do ciclo de estudos, e explana as aprendizagens decorrentes da prática pedagógica supervisionada desenvolvida em nos contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi erigido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura indagadora e reflexiva face à prática educativa. Com efeito, a mestranda teve como objetivo descrever, compreender e refletir acerca do seu processo de formação relevando o desenvolvimento de capacidades e competências substanciais à prática docente, e a construção de aprendizagens que permitiram uma tomada de consciência do compromisso e responsabilidade do papel do docente. O período de estágio, a par das aulas da unidade curricular: Prática Pedagógica Supervisionada apresentou-se como uma oportunidade fulcral para o desenvolvimento e experimentação de métodos e estratégias, questionando conceções e preconceitos inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Conforme a metodologia de investigação-ação, a ação da mestranda desenvolveu-se ciclicamente, e de forma articulada, numa perspetiva socio construtivista e holística do desenvolvimento, com enfoque na criança. Também o processo colaborativo constituiu um processo eficaz na elaboração e reflexão sobre a prática estimulando momentos de aprendizagem e de recriação da prática. Assim, este mestrado contribuiu fortemente para a construção da identidade profissional da futura docente. Concludentemente, a conceção teórica e prática conseguida no decorrer dos estágios, nos dois níveis educativos, iniciaram a edificação de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, reafirmando competências profissionais e pessoais e valorando-se a formação ao longo da vida para aquele que se constitui, nesta formação, um docente generalista.pt_PT
dc.description.abstractThe present report - partial requirement for Master's Degree in Pre Getting Education - School and Education 1st cycle of basic education - reflects the knowledge developed, based on a theoretical and conceptual framework built along the study cycle, and explains how learning resulting from the supervised teaching practice developed in a contexts of Education Pre - School and 1st cycle of basic education stages. This was written in a perspective of personal and professional development, promoting an inquiring and reflective attitude towards the education. Indeed, the graduate student was as objective to describe, understand and reflect about their formation process emphasizing her capacity of building substantial powers to the teaching practice, and the building of knowledge that shows the importance and responsibility of being a teacher. The internship period, along with the lessons of course: Supervised Teaching Practice was presented as a key opportunity for the development and testing of methods and strategies, questioning conceptions and prejudices inherent in the process of teaching and learning. According to the methodology of research-action, the action of the graduate student has developed cyclically, and articulated in a social constructive and global development perspective, focusing on the child. Also the collaborative process allowed the preparation and reflection about the practice, stimulating moments of learning and practice recreation. So this master has strongly contributed to the construction of the professional identity of the teaching future. Conclusively, the theory and practice achieved over the stages in both educational levels, started building a professional attitude, reflective and investigative, reaffirming professional and personal skills, and valuing the formation along the life, to one that is in this formation, a generalist teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201174146
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8240
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPapel docentept_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectTeaching rolept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraBarbosa_2016.pdf
Size:
719.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: