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O papel do marketing interno na qualidade do serviço e satisfação do cliente

dc.contributor.authorOliveira, Mónica
dc.contributor.authorLiberato, Pedro
dc.contributor.authorLiberato, Dália
dc.date.accessioned2023-07-17T17:03:36Z
dc.date.available2023-07-17T17:03:36Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO objetivo desta investigação é avaliar o impacte do Marketing Interno no comportamento dos colaboradores da hotelaria e a sua repercussão na qualidade do serviço e satisfação do cliente. O marketing interno é uma abordagem de marketing estratégico, em crescimento, que envolve os colaboradores como clientes internos para melhorar o desempenho das organizações e aumentar a sua competitividade e valores estratégicos. Esta investigação pretende apresentar uma abordagem aprofundada do Marketing Interno (MI) no setor da hotelaria em Portugal e a sua influência na satisfação do consumidor, analisando a influência da adoção de marketing interno na gestão da hotelaria, na satisfação e motivação dos colaboradores e também na satisfação do cliente. Este estudo pretende introduzir uma nova perspetiva do MI nos Serviços de Hotelaria, tendo em vista, numa primeira fase, estudar e aplicar o MI na Gestão do setor da Hotelaria, e numa segunda fase, propor ferramentas e informações fundamentadas com vista à gestão estratégica e tomada de decisões devidamente informadas. Para tal, este estudo averigua como o MI pode alcançar a realização e capacitação dos colaboradores em contacto com os clientes, e como o MI pode ter controlo sobre a satisfação, motivação e fidelização dos colaboradores, mas também sobre a satisfação do consumidor. Esta investigação pretende ainda debater implicações críticas para a gestão hoteleira.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-25122-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23261
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad de Vigopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=783663
dc.subjectSatisfação dos colaboradorespt_PT
dc.subjectDesempenho dos colaboradorespt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectQualidade do serviçopt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.titleO papel do marketing interno na qualidade do serviço e satisfação do clientept_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOurense, Espanhapt_PT
oaire.citation.startPage68pt_PT
oaire.citation.titleLa economía empresarial. Aportaciones científicas para su desarollo. Libro de resúmenes del XXII Seminario Hispano Luso de Economía Empresarialpt_PT
person.familyNamePereira de Oliveira
person.familyNameLiberato
person.familyNameLiberato
person.givenNameMónica
person.givenNamePedro
person.givenNameDália
person.identifier.ciencia-id2311-F805-6042
person.identifier.ciencia-id0E18-9B6A-FE45
person.identifier.ciencia-idF610-22F9-C504
person.identifier.orcid0000-0002-3535-3039
person.identifier.orcid0000-0003-2908-1599
person.identifier.orcid0000-0003-0513-6444
person.identifier.scopus-author-id57200381200
person.identifier.scopus-author-id57200377509
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
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