Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.authorPinheiro, Ermelinda Jaqueline Grilo
dc.date.accessioned2016-11-08T11:45:10Z
dc.date.available2016-11-08T11:45:10Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractEnquanto agentes sociais de mudança, numa sociedade em constante transformação, professores e educadores devem assumir um papel ativo tanto no seu desenvolvimento pessoal como profissional, e adotar uma atitude de reflexão crítica sistemática face à ação educativa que desenvolvem, tendo em vista a melhoria das suas práticas. É com base nestes pressupostos, que o presente relatório, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procura espelhar um percurso de crescimento pessoal e de desenvolvimento de competências profissionais, sustentado na fundamentação teórica e prática, em estágio pedagógico realizado na valência de Creche e no 1.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Rejeitando uma visão transmissiva e reprodutora da educação, as práticas desenvolvidas em ambos os contextos procuraram sustentar-se numa visão socio construtivista da educação, assente numa imagem da criança enquanto ser ativo e competente, através de uma metodologia de investigação-ação, a qual assume particular importância na formação de professores e educadores autónomos e reflexivos, que ambicionam compreender e melhorar as oportunidades de ensino e de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractAs social agents of change in a society in constant transformation, teachers and educators should take an active role both in their personal and professional development, adopting an attitude of systematic critical reflection towards their educational action, in order to improve their practices. Based on these assumptions, this report, developed within the Supervised Teaching Practice, of the Master Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, seeks to account for a personal and professional development, through a reflexive exercise sustained both in theories and teaching practices in Day Care settings and 1st grade of a Primary School. Rejecting a transmissive vision of education, the practices developed in both contexts sought a social constructivist view of education, based on an image of the child as being active and competente, through a methodology of action-research, which is of particular importance in the training of autonomous and reflective educators, who aspire to understand and improve educational opportunities and learning.pt_PT
dc.identifier.tid201276054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8626
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectinvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subject1.ºCEBpt_PT
dc.subjectTeaching Practicept_PT
dc.subjectAction-Researchpt_PT
dc.subjectDay Carept_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ErmelindaPinheiro_2016.pdf
Size:
793.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: