Repository logo
 
Publication

Exercícios vocais como ferramenta técnica complementar nas aulas de canto

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorCoelho, Liliana
dc.contributor.advisorHenriques, Emanuel
dc.contributor.advisorFerreira, Magna
dc.contributor.advisorTaveira, Rui
dc.contributor.authorMartins, Marta Daniela Ribeiro
dc.date.accessioned2025-01-28T11:41:02Z
dc.date.available2025-01-28T11:41:02Z
dc.date.issued2024-11-27
dc.description.abstractO presente documento consiste no relatório final da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado, inserida no Mestrado em Ensino da Música – variante Canto, da ESMAE/ESE. Este documento está dividido em três capítulos: guião de observação da prática musical, prática de ensino supervisionada e projeto de investigação. No primeiro capítulo é apresentada a instituição onde foi realizado o estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Música. É retratada a instituição - Conservatório de Música do Porto - explicada a sua história, importância cultural e são apontados os seus documentos orientadores: projeto educativo, critérios de avaliação e comunidade e oferta educativa. No segundo capítulo é descrito o percurso efetuado enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2023/24, descrevendo as planificações efetuadas, observações das aulas lecionadas, atividades dinamizadas pela classe de canto e classe de conjunto, reflexão e conclusões obtidas. Com o projeto de investigação pretende-se explorar exercícios específicos com efeito na fisiologia vocal que, através da sua prática regular, aprimoram o autoconhecimento e a saúde vocal dos cantores. Tais exercícios foram adquiridos ao longo de oito sessões com uma terapeuta da fala especializada no atendimento de cantores líricos. Após a absorção dos mesmos, pretendi aplicar os exercícios com os meus alunos de canto da Escola Profissional de Artes performativas da Jobra durante o ano letivo 2023-2024. Os resultados obtidos demostram que este estudo contribuiu para um maior autoconhecimento do funcionamento da voz e da importância da saúde vocal para a aprendizagem e desenvolvimento técnico dos alunos de canto. Destaca-se de igual forma, a relevância que os mesmos exercícios podem assumir na prevenção de perturbações no normal funcionamento do aparelho vocal e a consequente utilização benéfica do mesmo.por
dc.description.abstractThis document constitutes the final report of the Supervised Teaching Practice unit, part of the Master's program in Music Education – Voice specialization, at ESMAE/ESE. The document is divided into three chapters: a guide for observing musical practice, supervised teaching practice, and the research project. In the first chapter, the institution where the pedagogical internship took place as part of the Master's in Music Education is presented. The institution, the Conservatório de Música do Porto, is depicted, its history and cultural significance are explained, and its guiding documents are outlined: the educational project, evaluation criteria, community, and educational offerings. The second chapter details the journey undertaken as an intern throughout the 2023/24 academic year, describing the lesson plans developed, observations of the classes taught, activities organized by the voice class and ensemble class, as well as the reflections and conclusions drawn. The research project aims to explore specific exercises that affect vocal physiology and, through regular practice, enhance singers' selfawareness and vocal health. These exercises were acquired over eight sessions with a speech therapist specializing in the care of operatic singers. After assimilating the exercises, I intended to apply them to my voice students at the Jobra School of Performing Arts during the 2023-2024 academic year. The results obtained demonstrate that this study contributed to a greater understanding of vocal function and the importance of vocal health in the learning and technical development of voice students. Likewise, it highlights the relevance of these exercises in the prevention of disorders affecting the normal functioning of the vocal apparatus and the beneficial use of the voice.eng
dc.identifier.tid203845498
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29304
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectExercícios vocais
dc.subjectCanto lírico
dc.subjectSaúde vocal
dc.subjectEnsino vocal
dc.subjectVocal exercises
dc.subjectLyrical singing
dc.subjectVocal health
dc.subjectVocal pedagogy
dc.titleExercícios vocais como ferramenta técnica complementar nas aulas de cantopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Canto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marta_Martins_MEM_2024.pdf
Size:
32.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: