Repository logo
 
Publication

Estágio curricular na Produtora Bando à Parte: a cronotopia do filme de não-ficção

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, José Quinta
dc.contributor.authorCunha, João Manuel Castro e
dc.date.accessioned2023-12-19T18:52:59Z
dc.date.available2023-12-19T18:52:59Z
dc.date.issued2023-11-02
dc.descriptionRelatório de estágio
dc.description.abstractO presente relatório retrata a minha experiência durante o estágio curricular desenvolvido na produtora Bando a Parte entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, onde desempenhei, sobretudo, tarefas relacionadas a montagem de dois filmes documentais. Complementando a descrição do periodo de estágio, onde se abordam os diferentes projetos em que estive envolvido, percorrendo em detalhe as funções assumidas e os métodos aplicados, este relatório contempla ainda uma componente investigativa que se irá incidir na montagem aplicada ao cinema documental, mais precisamente na forma como o espaço representado possibilita a criação de significado e desenvolvimento temático. Partindo do conceito literário de cronótopo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin e aplicado ao cinema documental por Michael Chanan, esta parte do relatório irá lançar uma breve exploração as potencialidades do tratamento espacial particulares ao cinema de não-ficção, recorrendo para isso a analise do filme Suzanne Daveau (2019), de Luísa Homem.pt_PT
dc.description.abstractThis report details my internship at the production company Bando a Parte, where I mostly worked on the editing of two documentary films between November 2022 and February 2023. Following my overview of the various other projects in which I was involved, this report will include an investigative section focusing on editing in documentary cinema, specifically on how montage can articulate the treatment of representational space for the creation of meaning and thematic development. Using Mikhail Bakhtin's literary concept of chronotope, as applied to documentary studies by Michael Chanan, this section of the report will provide a brief exploration of the specific possibilities of spatial treatment in non-fiction films, concluding with an analysis of the film Suzanne Daveau (2019), by Luisa Homem.pt_PT
dc.identifier.tid203433980pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24291
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMontagempt_PT
dc.subjectCinema documentalpt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectCronótopopt_PT
dc.subjectEditingpt_PT
dc.subjectDocumentary filmpt_PT
dc.subjectSpacept_PT
dc.subjectChronotopept_PT
dc.titleEstágio curricular na Produtora Bando à Parte: a cronotopia do filme de não-ficçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Audiovisual - Fotografia e Cinema Documentalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoaoCunha_2023.pdf
Size:
18.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: