Repository logo
 
Publication

A (Hiper)pedagogia crítica para a autonomia aplicada à educação para o desenvolvimento sustentável no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorMarmeleira, Maria Teresa Penha
dc.date.accessioned2024-04-10T09:21:20Z
dc.date.available2024-04-10T09:21:20Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractPretendeu-se, com o presente trabalho, analisar as perspetivas, no ponto de vista dos alunos, da efetividade de diferentes abordagens pedagógico-didáticas que se sustentem numa pedagogia crítica para a autonomia (Raya et al., 2007), focada no uso de recursos hipermédia e audiovisuais que fomentam a motivação e participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem (Cruz, 2012). Este trabalho pretende também demonstrar o desenvolvimento de aprendizagens holísticas e sustentáveis (UNESCO, 2017), aliadas a trabalhos colaborativos, com vista a promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Posto isto, este estudo desenvolveu-se em torno de dois objetivos principais: a) Perspetivar e analisar diferentes abordagens e estratégias que concorram para um desenvolvimento eficaz da pedagogia crítica para a autonomia no ensino de inglês no 1.º CEB, sendo o principal foco aliar as mais indicadas no ensino de inglês ao desenvolvimento da autonomia e pensamento crítico dos alunos; b) Procurar e identificar contributos do uso de recursos interativos, multissensoriais e hipermédia, analisadas no contexto de prática de ensino supervisionada, que contribuam e promovam o desenvolvimento sustentável e autonomia dos alunos na aprendizagem de inglês (UNESCO, 2017; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008). A investigação decorreu sob metodologia de índole etnográfica, de natureza qualitativa e com contornos de investigação-ação (Greenwood & Levin, 2007), na qual se utilizou os seguintes instrumentos de recolha de dados: a) planificações de aulas; b) registos de imagens das práticas (vídeos e fotografias); c) diário de bordo; d) inquérito por questionário a alunos; e) análise de trabalhos realizados pelos alunos; f) entrevistas a alunos. Os principais resultados obtidos parecem indicar que as práticas aplicadas no contexto do presente estudo permitem desenvolver as competências da autonomia e colaboração aliadas a uma aprendizagem efetiva e ativa do inglês, na qual os alunos se sentem motivados a aprender uma língua estrangeira desenvolvendo competências essenciais à sua formação integral enquanto cidadãos ativos do presente e agentes de mudança do futuro.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this work was to analyse the perspectives, from the pupils’ point of view, of the effectiveness of different pedagogical-didactic approaches based on a critical pedagogy for autonomy (Raya et al., 2007), focusing on the use of hypermedia and audiovisual resources that promote pupils’ motivation and participation in the teaching and learning process (Cruz, 2012). This work also aims to demonstrate the development of holistic and sustainable learning (UNESCO, 2017), combined with collaborative work to promote the development of pupils’ autonomy. Therefore, this study was developed around two main objectives: a) To consider and analyse different approaches and strategies that contribute to the effective development of critical pedagogy for autonomy in Primary English learning contexts, combining those most suitable for teaching English with the development of pupils’ autonomy and critical thinking; b) To seek and identify contributions from the use of interactive, multisensory and hypermedia resources, analysed in the context of supervised teaching practice, that contribute to and promote pupils’ sustainable development and autonomy in learning English (UNESCO, 2017; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008). This study was conducted using an ethnographic, qualitative and action research methodology (Greenwood & Levin, 2007), in which the following data collection tools were used: a) lesson plans; b) visual records of the practices (videos and photographs); c) logbook; d) questionnaire survey of pupils; e) analysis of pupils’ work; f) interviews with pupils. The main results obtained seem to indicate that the practices applied in the context of this study make it possible to develop the skills of autonomy and collaboration, combined with effective and active learning of English, in which pupils feel motivated to learn a foreign language, developing essential skills for their integral formation as active citizens of the present and agents of change in the future.pt_PT
dc.identifier.tid203572696
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25326
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectPedagogia para a autonomiapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectInglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducation for sustainable developmentpt_PT
dc.subjectPedagogy for autonomypt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectPrimary englishpt_PT
dc.titleA (Hiper)pedagogia crítica para a autonomia aplicada à educação para o desenvolvimento sustentável no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Marmeleira_2024.pdf
Size:
22.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: