Repository logo
 
Publication

A planificação na formação inicial de professores: um retrato a partir dos contributos da educação histórica

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2019-12-20T11:43:23Z
dc.date.available2019-12-20T11:43:23Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractComo nos explica Rosales López (2012), o ato de planificar é uma prática específica da ação docente e, como tal, é essencial que os professores em formação desenvolvam competências no âmbito desta temática. Na mesma linha de pensamento, Roldão (2017) advoga a necessidade de se investigarem os processos pelos quais o cur r ículo - na sua dinâmica prescr ita - é, efetivamente, concretizado nos contextos educativos. Partindo destes pressupostos, no presente artigo temos como objetivo analisar as características das planificações desenhadas por futuros professores de História, aquando da prática educativa supervisionada, nomeadamente os contributos decorrentes dos estudos curriculares, bem como aqueles que são mais específicos da educação histórica (Barca, 2009), aí patentes. Para tal, optamos por uma análise documental de nove planificações provenientes de três instituições universitárias portuguesas distintas. Numa aproximação à Grounded Theory foi nosso propósito, também, criar uma planificação-tipo, enquanto retrato das principais tendências notadas. No final, verificamos que a direção tomada pelos futuros docentes pode ler-se a partir de dois eixos distintos: i) uma linha de pensamento curricular influenciada pelas teorias mais tradicionais e burocráticas, privilegiando, quase por inerência, estratégias pedagógicas assentes na ação primordial do professor e fundamentalmente expositiva; ii) a não integração de alguns dos mais relevantes princípios da educação histórica - a saber, a prevalência das destrezas do pensamento histórico, a diversidade de fontes de facto exploradas e uma recorrente relação intertemporal - evidenciando que, ainda na formação inicial, se valorizam mais os conhecimentos substantivos em detrimento dos saberes sobre História (Seixas, 2017).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, A. I., & Duarte, P. (2019). A planificação na formação inicial de professores: um retrato a partir dos ontributos da educação histórica. Indagatio Didactica, 11(4), 41-60. Obtido de https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10575/6919pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15173
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries4;
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10575/6919pt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducação históricapt_PT
dc.subjectDocênciapt_PT
dc.subjectEducação históricapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.titleA planificação na formação inicial de professores: um retrato a partir dos contributos da educação históricapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2019_8.pdf
Size:
910.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: