Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorTeixeira, Cátia Sofia Martinho
dc.date.accessioned2019-12-04T15:14:56Z
dc.date.available2019-12-04T15:14:56Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação.pt_PT
dc.description.abstractWithin the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Educational Practice (PES), of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to carry out an internship report. According to Decree-Law no. 79 of 2014, this report reflects the training in the area of teaching that "aims to complement, reinforce and deepen academic training, focusing on the knowledge necessary for teaching in content areas and subjects covered by the group of recruitment. "(DL nº 79/2014, of May 14). It is a determining document for the personal and professional development of the trainee teacher, since it promotes the reflection of the formation and the construction and reconstruction of knowledge, competences and values that qualifies for the teaching in Pre-primary Education and 1st Cycle of Basic Education. It is in initial formation that the teacher is co-responsible for his own training, mobilizing knowledge and knowledge in an inquiring and reflective way allows him a consistent practice. However, it is the combination of knowledge with the "pedagogical didactic action that teacher identity and professionalization are consolidating" (Block & Rausch, 2014, p.4). The actions promoted in the two valencies took into account the paradigms based on the socio-constructivist perspective, promoting practices based on the significant development of the children. In this perspective the child is the center of action and plays an active role in building his own knowledge. The ability to know how to think and act together with reflection was essential in the different contexts so that the action developed took into account the diversity and inclusion of the different actors of the two levels of education. In fact, reflective positioning was evidenced in pedagogical interactions, of a collaborative nature along the whole course, taking into account the cyclical process of observation, planning, action, reflection and evaluation that is characteristic of the research-action methodology. This is based on the creation of educational practices that are fundamental and transforming the educational reality of the context of action.pt_PT
dc.identifier.tid202339548
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15019
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectMetodologia de Investigação-açãopt_PT
dc.subjectConstrução da identidade profissionalpt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectAction Research Methodologypt_PT
dc.subjectConstruction of the professional identitypt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CátiaTeixeira_2019.pdf
Size:
37.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: