Publication
O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da | |
dc.contributor.advisor | Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata | |
dc.contributor.advisor | Marques, Ana Luísa | |
dc.contributor.author | Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T17:54:04Z | |
dc.date.available | 2018-09-04T17:54:04Z | |
dc.date.issued | 2018-07-23 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende tratar o processo e o resultado da experiência de Prática Educativa Supervisionada desenvolvida pela autora ao longo do ano lectivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, nas instituições ESE e ESMAE. Desta forma, o trabalho de estágio foi desenvolvido na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na classe de violoncelo. Este encontra-se descrito neste documento através de informações detalhadas, grelhas e planificações. O terceiro capítulo, que dá o título a este Relatório de Estágio, é subordinado do tema “O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre – Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915) ”. Este trata-se, assim, de um Projecto de Investigação que analisa várias formas de alcançar a liberdade artística nos processos de ensino e aprendizagem musical, através de, por exemplo, conselhos de vários autores para a prática pedagógica de excelência ou manuais de violoncelo. Posteriormente, o trabalho analisa as indicações e ensinamentos técnico-musicais deixados pela incontornável violoncelista Guilhermina Suggia (1885-1950), assim como pela sua discípula Madalena de Sá e Costa (1915). Estas serão sempre duas marcantes violoncelistas portuguesas, pelo que analisar as suas indicações sobre a aprendizagem, ensino e prática do violoncelo é fundamental para a compreensão da evolução pedagógica deste instrumento em Portugal. Através de uma abordagem metodológica de índole qualitativa, procedeu-se à análise das fontes documentais disponíveis, no sentido da urgente defesa e acautelamento da tradição Mestre – Discípulo do ensino individual do instrumento musical. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work describes the process and the results of the Supervised Educational Practice experience developed during the academic year of 2017/2018, in the context of Master’s Degree in Music Teaching at ESE and ESMAE, Porto. Therefore, the pedagogical practice was developed in the cello class of Póvoa de Varzim Music School. The practice is described in this document through detailed information, observation grilles and planning lessons. The third chapter, which gives the title to this document, is subordinated to the theme "The musical teaching of the cello and the processes of artistic freedom: the Master - Disciple tradition in Guilhermina Suggia (1885-1950) and Madalena de Sá e Costa (1915)." This is a Research Project which analyzes various forms of achieving artistic freedom during the teaching and learning music processes. It explores, for example, the advice of several authors for the excellent pedagogical practice and some important cello manuals. Posteriorly, the work analyzes the indications and technical-musical precepts left by Guilhermina Suggia (1885-1950), as well as by her disciple Madalena de Sá e Costa (1915). These honorable cellists are fundamental, so analyzing their musical indications is a key for the continuous pedagogical evolution of cello in Portugal. Through a methodological approach, the authoress analyzed the available documentary sources, in the sense of the urgent defense and caution of the Master-Disciple tradition in the individual teaching of the instrument. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962918 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11880 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Violoncelo | pt_PT |
dc.subject | Guilhermina Suggia | pt_PT |
dc.subject | Madalena de Sá e Costa | pt_PT |
dc.subject | Mestre - discípulo | pt_PT |
dc.subject | Escola de Música da Póvoa de Varzim | pt_PT |
dc.subject | Music teaching | pt_PT |
dc.subject | Cello | pt_PT |
dc.subject | Master - disciple | pt_PT |
dc.subject | Póvoa de Varzim Music School | pt_PT |
dc.title | O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915) | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Violoncelo | pt_PT |