Publication
Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização
dc.contributor.author | Pereira, Vera | |
dc.contributor.author | Pessanha, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T09:58:05Z | |
dc.date.available | 2023-12-21T09:58:05Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Na ausĆŖncia de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma rede de seguranƧa e apoio ao desenvolvimento integral de adolescentes com medida de promoção e proteção, o Apartamento de Autonomização oferece um espaƧo no qual os jovens podem treinar competĆŖncias que lhes assegurem um futuro autónomo e minimizem os riscos de exclusĆ£o social. Esta resposta social propƵe-se preparar adolescentes, em transição para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de se autoprotegerem, de cuidarem de si próprios e de assumirem a sua identidade perante os outros. Todavia, a construção da Autonomia em contexto institucional revela-se um desafio, nĆ£o apenas para os jovens, como tambĆ©m para as famĆlias e para os profissionais que com eles trabalham. Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais que motivaram o desenvolvimento de um projeto em educação e intervenção social promotor da eficiĆŖncia dos Apartamentos de Autonomização enquanto resposta social, em termos de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a vida adulta. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o Projeto āTornar-se Adulto na Casa 5ā, que, atravĆ©s da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcanƧar a finalidade proposta pelos participantes: āPromover uma autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista Ć transição bem-sucedida para a vida adulta após o tĆ©rmino da medida de promoção e proteçãoā (Pereira, 2013). Ainda que os resultados obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terĆ” contribuĆdo para o desenvolvimento de uma consciencialização mais crĆtica acerca das oportunidades e dos constrangimentos ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente, a transição para vida adulta após a desinstitucionalização, revela-se um desafio, nĆ£o apenas para os jovens, como tambĆ©m para as famĆlias e para os profissionais que com eles trabalham. Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais que motivaram o desenvolvimento de um projeto em educação e intervenção social promotor da eficiĆŖncia dos Apartamentos de Autonomização enquanto resposta social, em termos de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a vida adulta. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o Projeto āTornar-se Adulto na Casa 5ā, que, atravĆ©s da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcanƧar a finalidade proposta pelos participantes: āPromover uma autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista Ć transição bem-sucedida para a vida adulta após o tĆ©rmino da medida de promoção e proteçãoā (Pereira, 2013). Ainda que os resultados obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terĆ” contribuĆdo para o desenvolvimento de uma consciencialização mais crĆtica acerca das oportunidades e dos constrangimentos ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente, a transição para vida adulta após a desinstitucionalização. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, V., & Pessanha, M. (2014). Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização. In P. Delgado et al., Pedagogia / Educação Social - Teorias & PrÔticas. Espaços de investigação, formação e ação (pp. 262-267). Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24343 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.subject | Apartamento de autonomização | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_PT |
dc.subject | Relação | pt_PT |
dc.title | Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 267 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 262 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pedagogia / Educação Social - Teorias & PrÔticas. Espaços de investigação, formação e ação | pt_PT |
person.familyName | Pessanha de Brito e Nóbrega | |
person.givenName | Maria Manuela | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=xbckJvIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 7C1A-B271-0593 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6608-7741 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | faa51ab0-e6a8-4039-b45a-f739e686204a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | faa51ab0-e6a8-4039-b45a-f739e686204a |