Repository logo
 
Publication

Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização

dc.contributor.authorPereira, Vera
dc.contributor.authorPessanha, Manuela
dc.date.accessioned2023-12-21T09:58:05Z
dc.date.available2023-12-21T09:58:05Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNa ausĆŖncia de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma rede de seguranƧa e apoio ao desenvolvimento integral de adolescentes com medida de promoção e proteção, o Apartamento de Autonomização oferece um espaƧo no qual os jovens podem treinar competĆŖncias que lhes assegurem um futuro autónomo e minimizem os riscos de exclusĆ£o social. Esta resposta social propƵe-se preparar adolescentes, em transição para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de se autoprotegerem, de cuidarem de si próprios e de assumirem a sua identidade perante os outros. Todavia, a construção da Autonomia em contexto institucional revela-se um desafio, nĆ£o apenas para os jovens, como tambĆ©m para as famĆ­lias e para os profissionais que com eles trabalham. Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais que motivaram o desenvolvimento de um projeto em educação e intervenção social promotor da eficiĆŖncia dos Apartamentos de Autonomização enquanto resposta social, em termos de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a vida adulta. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o Projeto ā€œTornar-se Adulto na Casa 5ā€, que, atravĆ©s da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcanƧar a finalidade proposta pelos participantes: ā€œPromover uma autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista Ć  transição bem-sucedida para a vida adulta após o tĆ©rmino da medida de promoção e proteçãoā€ (Pereira, 2013). Ainda que os resultados obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terĆ” contribuĆ­do para o desenvolvimento de uma consciencialização mais crĆ­tica acerca das oportunidades e dos constrangimentos ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente, a transição para vida adulta após a desinstitucionalização, revela-se um desafio, nĆ£o apenas para os jovens, como tambĆ©m para as famĆ­lias e para os profissionais que com eles trabalham. Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais que motivaram o desenvolvimento de um projeto em educação e intervenção social promotor da eficiĆŖncia dos Apartamentos de Autonomização enquanto resposta social, em termos de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a vida adulta. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o Projeto ā€œTornar-se Adulto na Casa 5ā€, que, atravĆ©s da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcanƧar a finalidade proposta pelos participantes: ā€œPromover uma autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista Ć  transição bem-sucedida para a vida adulta após o tĆ©rmino da medida de promoção e proteçãoā€ (Pereira, 2013). Ainda que os resultados obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terĆ” contribuĆ­do para o desenvolvimento de uma consciencialização mais crĆ­tica acerca das oportunidades e dos constrangimentos ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente, a transição para vida adulta após a desinstitucionalização.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, V., & Pessanha, M. (2014). Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização. In P. Delgado et al., Pedagogia / Educação Social - Teorias & PrÔticas. Espaços de investigação, formação e ação (pp. 262-267). Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24343
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Politécnico do Portopt_PT
dc.subjectApartamento de autonomizaçãopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectVulnerabilidadept_PT
dc.subjectRelaçãopt_PT
dc.titleTornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomizaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage267pt_PT
oaire.citation.startPage262pt_PT
oaire.citation.titlePedagogia / Educação Social - Teorias & PrÔticas. Espaços de investigação, formação e açãopt_PT
person.familyNamePessanha de Brito e Nóbrega
person.givenNameMaria Manuela
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=xbckJvIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id7C1A-B271-0593
person.identifier.orcid0000-0001-6608-7741
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfaa51ab0-e6a8-4039-b45a-f739e686204a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfaa51ab0-e6a8-4039-b45a-f739e686204a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
C APL2_ Pessanha Manuela 2014.pdf
Size:
204.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: